logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Marcos Oliveira cobra inauguração da Estação de Tratamento de Água

O abastecimento de água voltou a ser tema de pronunciamento na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), nesta terça-feira (16), quando o deputado Marcos Oliveira (PL) denunciou a falta de água no município de Areia Branca.

“Temos em Areia Branca, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) pronta; o sistema na barragem Jacarecica 2 dobrou a capacitação de água há dez meses, ou seja, há dez meses, a água que serviria para abastecer Areia Branca e Itabaiana, não funciona. A justificativa é de que estão fazendo os testes; nem teste para jogar bola no time do Barcelona (na Espanha) é tão difícil de passar como esse que está ocorrendo na ETA do Agreste”, ressalta.

Marcos Oliveira disse não querer  crer que a demora seja deliberada pois são são 30 dias sem chegar água na região, sendo que a obra dobrará o abastecimento de água em Areia Branca e Itabaiana está pronta sem inaugurar.

“É proposital, é para que se privatize e depois inaugura-se a ETA e dá por solucionada essa questão extremamente ruim para o povo? Precisamos discutir isso aqui, pois estão deixando o povo passar sede e dentro desse contexto de privatização, só estou vendo nêgo tirar braço da seringa. O líder do Governo nesta Casa, Cristiano Cavalcante pediu voto  falando que era a melhor coisa do mundo para fazer um macro-zoneamento da água e esgoto aqui em Sergipe e lá na cidade dele em Capela, vemos que vai ficar com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE); da mesma forma Carmópolis optou por ficar com o SAAE para prestar serviço de qualidade e mais barato; mas para São Cristóvão e para Estância não querem que seja o SAAE. Percebem a cocó que Vossas Excelências entraram aqui na última sessão do ano, que foi até quatro e meia da manhã, disseram que era a melhor coisa do mundo e agora estão tirando braço da seringa. A gente precisa aqui discutir porque quem vai pagar o preço é Tobias Barreto, é Itabaiana, é Socorro. Estou aqui sem entender porque Capela e Carmópolis não querem privatizar o serviço de abastecimento de água nos municípios, pois se é por para um município, é bom para o outro”, enfatiza exibindo um vídeo com as pessoas reclamando a falta de água.

O parlamentar acrescentou ser preciso uma força tarefa para que as Estações de Tratamento de Água que estão prontas (visando dobrar o abastecimento de água), funcionem. “É preciso parar de dar desculpas ao povo sergipano e que se sensibilizem com a lata d’água na cabeça, com a volta dos carros-pipas. Trinta dias sem água; as pessoas tomando banho de cuia, como era antigamente no sítio do meu avô e a gente só dando desculpas ao povo dizendo que é bom privatizar para a população, mas para as famílias deles não. Quando o quesito é colocar bilhões de reais no bolso de alguns, aí tem gente que vira leões para defender, mas para trabalhar são uns gatinhos”, observa.

Foto: Jadilson Simões/Alese

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo