Marcos Oliveira cobra explicações sobre nomeação de diretores de escola

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

O deputado Marcos Oliveira (PL), cobrou na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe, nesta quarta-feira, 8, explicações sobre a nomeação de diretores de escolas na rede estadual de ensino.

O parlamentar disse ter recebido denúncias por meio de mensagens no WatsApp, dando conta de que na Diretoria de Educação Regional (DER) de Propriá, as nomeações estariam sendo feitas por meio da apresentação de pedidos de ‘alinhamento com líderes políticos’.

Linda Brasil fez um aparte dizendo também ter recebido as denúncias

“Fomos surpreendidos no início do ano com mensagens em grupos de WatsApp e em Instagram,  de pessoas que representam DER, dizendo que os novos diretores trouxessem os nomes das pessoas previamente pra que fossem nomeadas, mas que antes fizessem o alinhamento com o líder político da região. Isso causa estranheza e preocupação com a qualidade da Educação sergipana. Tínhamos anteriormente na Secretaria de Educação do Estado, o ex-reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Josué Passos, com uma política totalmente diferente em que a Lista Tríplice em que os processos seletivos eram respeitados e as nomeações eram feitas com a democracia dentro das escolas prezando pela qualificação das pessoas que melhor se apresentavam. E isso mudou e a gente precisa de resposta e que o novo secretário diga o motivo da necessidade de ingerência política nas nomeações das escolas estaduais, pois quando é muito bom para os políticos, dificilmente é ruím para o povo”, enfatiza.

Apartes

Georgeo Passos cobrou explicações

O debate contou com apartes da deputada Linda Brasil (PSOL), do líder da oposição, deputado Georgeo Passos (CIDADANIA), que cobraram uma resposta da Secretaria de Educação e Cultura (Seduc) e da deputada Lidiane Lucena (REPUBLICANOS)., que destacou a importância de mudanças na direção dos estabelecimentos de ensino.

A deputada Linda Brasil disse ter recebido diversas denúncias semelhantes. ” Essa prática que vem sendo denunciada é um desrespeito à Gestão Democrática; é não respeitar a reivindicação da comunidade escolar, porque muitas das vezes esses que foram escolhidos não têm uma ligação profunda com aquela comunidade e isso atrapalha na qualidade da Educação. Eu recebi dezenas de mensagens, de vários professores e pais que denunciaram esse tipo de prática. Nós como legisladores não podemos silenciar”, entende.

“Não se trata apenas de mensagem de WatsApp. Recebi depoimentos de professores que perderam a possibilidade de permanecer como coordenador, a exemplo de escolas em Ribeirópolis e Nossa Senhora Aparecida. A diretora foi reconduzida, mas a equipe não foi e a informação é de que uma vereadora teria colocado na cabeça da diretora, que a coordenadora deveria ser substituída. Nesse caso, teve sim ingerência política em Nossa Senhora Aparecida e em Ribeirópolis as indicações passaram pelas mãos de uma ex-prefeita. A gente torce que a nova gestão dê certo, mas cobra explicações nesses casos”, destaca o deputado Georgeo Passos.

Lidiane Lucena citou a importância de ouvir o outro lado

“Eu reforço a importância de termos mudanças na equipe. Em Vou citar um exemplo de Aquidabã sobre essa Lista Tríplice. Uma das diretoras fez oposição aberta ao governo e mesmo assim foi escolhida. Claro que vão existir casos; é muito importante que se apure, claro, mas é importante ouvir o outro lado”, complementa a deputada Lidiane Lucena.

Contraponto

O líder do Governo na Alese, deputado Cristiano Cavalcante (UNIÂO BRASIL), garantiu que a escolha dos diretores de escola não passa por escolha política.

Cristiano Cavalcante garante que a Lista Tríplice é respeitada

“Nem muito menos por escolha do governador. É uma lista tríplice em que um dos nomes é escolhido entre os três melhores colocados. Temos exemplos de várias cidades, onde pessoas que foram oposição ao governo estadual e ao governo municipal, hoje são diretores das escolas. Estamos aqui vigilantes para discutir quando necessário para discutir quando necessário, mas nesse caso específico não passa de denúncias de WatsApp e o intuito nosso é fazer com que a Educação do nosso estado cresça e que as notas do Ideb aumentem porque o Ensino Fundamental tem uma tendência grande que seja municipalizado e que o Ensino Profissionalizante seja introduzido de forma gradual e dessa maneira nosso estado continue ao passo do crescimento”, ressalta.

Fotos: Joel Luiz