Marcelo Sobral entrega medalha Quintina Diniz à deputada federal Yandra Moura

Por Assessoria Parlamentar

Em uma solenidade realizada na sexta-feira, 08,  o deputado estadual Marcelo Sobral entregou a Medalha Quintina Diniz à deputada federal Yandra Moura. A condecoração, que reconhece personalidades femininas que se destacam por suas contribuições à sociedade sergipana, foi concedida em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela parlamentar em prol do estado. O ato ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese)

Marcelo Sobral ressaltou a motivação por trás da entrega da medalha a Yandra Moura. Ele destacou os incansáveis esforços da deputada em trazer recursos para Sergipe, bem como sua atuação em favor da representatividade feminina na Câmara dos Deputados. “Yandra Moura, como primeira mulher eleita para o cargo de deputada federal em Sergipe, tem desempenhado um papel fundamental ao trazer pautas importantes para o debate legislativo, promovendo uma maior diversidade e visibilidade para as questões femininas. Além disso têm conseguido trazer muits recursos seja através de emendas ou viabilizando junto aos Ministérios a destinação para nossos municípios”, argumentou.

Ao receber a honraria, Yandra Moura manifestou sua gratidão pela condecoração. Em suas palavras de agradecimento, “Preciso expressar minha gratidão e esta iniciativa do parlamento estadual de reconhecer a importância, o trabalho e o empenho de todas estas mulheres que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária. Isso aumenta meu compromisso em continuar trabalhando incansavelmente em prol de Sergipe e de todas as mulheres que buscam uma representação política efetiva”, agradeceu.

Quem foi Quintina Diniz

Além de Yandra, outras 22 mulheres receberam a Medalha Quintina Diniz  por terem contribuído, ou seguir contribuindo, para o progresso do povo sergipano.  A entrega da Medalha Quintina Diniz de Oliveira Ribeiro acontece com base na Resolução nº 15/2008 de 13 de novembro de 2008, iniciativa da então deputada Susana Azevedo – atual presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). Quintina Diniz nasceu em Laranjeiras, na região da Grande Aracaju. Ela foi professora na antiga Escola Normal e fundou o Colégio Sant’Ana, que funcionou na Avenida Rio Branco e depois na Rua Maruim até a década de 40. Em 1934, Quintina iniciou sua carreira política ao ser eleita a primeira mulher deputada estadual pelo partido União Democrática Nacional (UDN) e contribuiu para a redação da Constituinte de 1935. Ela faleceu aos 64 anos, em 1942, deixando um legado na luta pelo empoderamento feminino.

Foto: Ascom Parlamentar