Por Assessoria Parlamentar
Parlamentar é vice-presidente da Comissão de Agricultura da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e apoiará a pauta em sua atuação junto à pasta
Em entrevista à Tv Alese, na quarta-feira, 01, o deputado estadual, Marcelo Sobral (União Brasil), destacou a importância de incluir o camarão no cardápio das escolas sergipanas para a merenda escolar. Para o parlamentar estadual, o crustáceo é uma ótima opção para complemento nutricional da dieta alimentar dos alunos da rede pública. “O camarão tem alto valor nutriente. É rico em vitaminas e Ômega 3, que contribui para o aprimoramento do ensino-aprendizagem”, frisou.
Marcelo se reuniu recentemente com o governador Fábio Mitidieri para avançar as tratativas sobre o assunto. “Logo que fui eleito vice-presidente da Comissão de Agricultura da Unale, marquei uma reunião com o governador para dialogar a viabilidade da inclusão do crustáceo na merenda escolar. Ele me recebeu muito bem e, como já estava em seu plano de governo, a previsão é que ainda este ano tenha o planejamento para implantação”, garantiu.
Segundo Marcelo, além do ganho nutricional para os alunos, a iniciativa trará apoio produtivo para os criadores. “O camarão na merenda escolar é um grande avanço para os estudantes e também para os produtores. O estado oferece aos alunos um produto nobre no seu dia a dia escolar e, por outro lado, apoia criadores de camarão dos municípios”, reconheceu.
Produção
De acordo com o último Censo, realizado em 2017, o estado soma 380 unidades de produção, distribuídas em 20 municípios. Nossa Senhora do Socorro, Brejo Grande, São Cristóvão e Pacatuba são os maiores produtores em quantidade de criadouros. Atualmente, Sergipe é o 4° maior produtor de camarão do nordeste e com o apoio do Governo do Estado e a viabilização de leis de incentivo a estimativa é que chegue a ser o 2°, atrás apenas do Rio Grande do Norte.