O deputado Manuel Marcos (PSD) destacou, na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta terça-feira (7), a ‘Campanha Outubro Rosa’, de prevenção ao câncer de mama.
“Como médico não poderia deixar de falar sobre o ‘Outubro Rosa’ que serve para chamar a atenção sobre os cuidados que as mulheres têm que ter para prevenir o câncer de mama. Esse tipo de tumor é de uma incidência muito grande no Brasil e no mundo”, ressalta.
Manuel Marcos disse entender que os estados e municípios devem estar instrumentalizados para facilitar o acesso aos exames específicos de detecção da doença, a exemplo de mamomografia, ultrassonografia e ressonância magnética. “Ao completar 40 anos, as mulheres precisam fazer anualmente os exames preventivos. Cabe aos estados e ao nosso Sistema Único de Saúde (SUS) viabilizarem, tornando-os mais próximos das mulheres. Essa semana recebi no meu consultório duas mulheres ainda jovens com câncer (uma de útero e uma de mama). Isso é muito triste, pois diminui a qualidade e o tempo de vida”, lamenta lembrando que além do ‘Outubro Rosa’, tem o ‘Outubro Branco’ que trata da valorização do profissional médico.
“Só podemos ter no país uma condição extraordinária de saúde com a valorização dos médicos que mais entendem de saúde e levam a vida estudando. Não valorizar o profissional médico é determinar um número maior de mortes e de doenças agravadas”, acredita.
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese
