Na Sessão Plenária desta terça-feira (26), o deputado Manuel Marcos (PSD) chamou a atenção para o Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia. O parlamentar enfatizou a necessidade de informação e tratamento adequado para pessoas que convivem com a doença.
“A epilepsia é uma patologia que acomete muitas pessoas, sobretudo crianças que nascem com a formação de foco cerebral que leva a essa doença. São focos cerebrais que podem causar crises de ausência e movimentos involuntários”, explicou o deputado.
Manuel Marcos relatou um episódio que presenciou em Itabaianinha, onde ajudou uma mulher que estava em crise epiléptica. “Lembro de uma senhora loira que caiu na calçada próxima à Farmácia. As pessoas ao redor pensavam que ela estava tendo uma síndrome cardíaca, mas, ao me aproximar, percebi que ela estava convulsionando”, contou.
O deputado relatou que a mulher estava em um estágio crítico da crise. “Vou falar na linguagem popular: a língua dela tinha ‘caído para trás’. Precisei intervir rapidamente, introduzindo o dedo para abrir a boca e permitir a passagem de ar. Assim, ela conseguiu se recuperar”, afirmou.
Manuel Marcos também mencionou que, por falta de informação, algumas pessoas chegam a associar a epilepsia a crendices populares. “Algumas pessoas que estavam ali, chegaram a dizer que era ‘macumba’, mas eu fiz o que precisava ser feito, sem pensar duas vezes”, declarou.
Por fim, o deputado reforçou a importância de oferecer suporte adequado aos pacientes. “A epilepsia precisa ser tratada. Essas pessoas devem ser incluídas nos sistemas de saúde e receber acompanhamento regular para garantir a medicação necessária”, concluiu.
Foto: Jadilson Simões| Agência de Notícias Alese