logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Mandata da deputada Linda Brasil realiza Seminário sobre Saúde Indígena

Por Assessoria Parlamentar

Na tarde desta terça-feira, 27, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) realizou o seminário “Caminhos Ancestrais: Diálogos para o Fortalecimento da Saúde Indígena e Estratégias para o Futuro”. O evento foi uma iniciativa do Grupo de Trabalho Saúde e Assistência Social da mandata da deputada, em alusão à Lei de n° 9463/2024, de autoria da deputada, que instituiu o “Agosto Indígena” com o objetivo de envolver toda a sociedade e os poderes públicos em defesa dos direitos dos povos indígenas do estado de Sergipe.

A deputada Linda Brasil fez a abertura do evento destacando a importância da temática para os povos indígenas, mas também para a sociedade de forma geral. “Quando os povos indígenas nos trazem suas cosmovisões, nos acrescenta muito enquanto sociedade e, para além disso, trazer as discussões que concernem à saúde dos povos indígenas é extremamente importante para fazermos políticas públicas adequadas a essas populações, atendendo à sua cultura, bem como às suas complexidades”, iniciou a deputada.

João Victor Gomes de Oliveira, indígena do povo Pankararu do vale do São Francisco (PE),  foi o primeiro convidado a falar trazendo reflexões sobre a necessidade de  mudança do sistema de Saúde brasileiro.

Entre as suas falas, a liderança indígena destacou que “é preciso que tenhamos um sistema de saúde que não nos invizilibilize, que não apague os nossos saberes e que considere as nossas complexidades. É preciso que o nosso saber tradicional seja levado em conta no planejamento das políticas públicas e, somente através disso é que vamos poder fortalecer os nossos traços identitários, por isso fiquei muito feliz com esse convite e não poderia deixar de participar”, destacou João Victor, que também é farmacêutico (UFS) e especialista em Saúde Pública, mestrando em Saúde Coletiva (UNB), membro da equipe técnica da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), membro do Youth For Health – grupo assessor em saúde para a Organização Pan Americana de Saúde/OPAS-PAHO.

Já a segunda convidada, Josete Cruz, indígena Thydhya e liderança feminina da comunidade Fulkaxó (SE), abordou o uso medicinal nas comunidades indígenas e suas ancestralidades de cura.  “É importante a que o Governo Federal traga a Sesai, mas é importante também que o governo estimule a criação de laboratórios com os nossos mais velhos para que as populações indígenas aprendam com os mais velhos, então, no meu ponto de vista, apesar de ser técnica em enfermagem, eu penso que essa é uma ação urgente que os poderes públicos devem pressionar o Governo Federal para que isso seja feito de forma sistematizada e organizada, desta forma não teríamos tanta medicalização, pois os nossos remédios estão na natureza e esses remédios vem também da nossa espiritualidade, da nossa cultura e da tradição dos nossos saberes”, afirmou Josete.

A deputada Linda Brasil encerrou o Seminário agradecendo às convidadas e convidados, destacando que sua mandata está à disposição para construir políticas públicas efetivas para as comunidades indígenas no âmbito da luta e da defesa destes povos. “A gente sabe que existe o monopólio das indústrias farmacêuticas que não têm interesse de trazer o conhecimento dos povos originários, então nós temos que fortalecer esse movimento de retomada da luta e da resistência pelos povos indígenas e originários que são os verdadeiros donos deste país. Contem com nossa mandata como um instrumento de fortalecimento de suas lutas e de garantia dos seus direitos”, concluiu a deputada.

Participaram do seminário lideranças indígenas de diferentes etnias, profissionais da saúde, da educação, jornalistas, professoras e professores e pessoas da sociedade civil organizada.

Foto: Divulgação Ascom

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo