“Mais uma de nós é morta”, diz Linda Brasil ao denunciar assassinato de travesti em Itabaiana

Por Assessoria Parlamentar

Na sessão plenária desta quarta-feira, 3, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) denunciou mais uma morte de uma travesti em Sergipe. Desta vez o crime aconteceu na noite de ontem, 2, na cidade de Itabaiana, precisamente no bairro São Cristovão. A Polícia Militar divulgou informações de que dois criminosos chegaram em um ciclomotor e atiraram contra a vítima, que foi atingida na cabeça e nas costas.

A deputada cobrou que a secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado dê respostas efetivas sobre o caso. De acordo com Linda “o nosso sistema de justiça é frágil e falhou em proteger Ketilly, mesmo após toda a polêmica e atenção voltada para seu caso. Essa vulnerabilidade é uma realidade constante para a comunidade trans, que enfrenta diariamente o preconceito, a discriminação e a violência”, analisa a parlamentar.

A deputada se referiu ao recente caso que aconteceu com Ketilly esteve no centro de uma polêmica envolvendo um radialista de um veículo de de Itabaiana e vereador da cidade de Tobias Barreto, que proferiu discursos de ódio e estigmatização contra ela. Linda afirmou que “em um momento de fragilidade, quando Ketilly foi acusada de furto, esse indivíduo usou seus canais de comunicação para disseminar preconceito e incitar a violência. É inadmissível que a nossa existência seja marginalizada. Um crime não justifica o outro. Estamos na Idade Média? Estamos na barbárie? Não temos Poder Judiciário? Não temos legislações?”, questionou a deputada.

Investigação e respostas

Até o momento ninguém foi preso pelo crime. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Delegacia Regional de Itabaiana instaurou inquérito policial para investigar o crime. A polícia informou que também irá ouvir testemunhas e fazer coleta de eventuais imagens de câmeras de segurança que possam auxiliar na investigação.

A deputada expressou profundo pesar, “com profundo pesar e revolta, venho denunciar mais um crime brutal que ceifa a vida de uma pessoa trans em nosso estado. Este crime hediondo ocorre em meio a um cenário de desinformação, ódio e discriminação que são, infelizmente, perpetuados por algumas figuras públicas e meios de comunicação”, afirmou.

Linda deixou claro ainda que não defende qualquer tipo de crime, mas que toda cidadã e cidadão têm o direito de ser julgado e aplicadas as sanções pela justiça. A parlamentar estadual concluiu afirmando que “a violência brutal que resultou na morte de Ketilly expõe a falha do sistema de justiça em proteger vidas de pessoas em situação de vulnerabilidade”, disse.

Foto: Ascom