Mais profissionais são incluídos como prioridade na vacinação

Por Aldaci de Souza

Em Sergipe, 178.301 pessoas já testaram positivo para a Covid-19; 3.592 morreram e 160.100 pacientes foram curados. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já distribuiu 225.066 doses da primeira remessa de vacina contra a doença aos municípios, tendo sido aplicadas 199.145. Referente à segunda dose, foram distribuídas 65.590, sendo aplicadas 52.434 doses.

No último dia 31 de março, a Câmara Federal aprovou um projeto de lei que inclui 16 novas categorias a lista de prioridades a vacinação contra a Covid-19. Inicialmente o PL tratava da inclusão de caminhoneiros e profissionais do transporte de carga. Mas o relatório da deputada Celina Leão (PP-DF) prioriza os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, metroviários, pessoas com doenças crônicas e que tiveram embolia pulmonar; agentes de segurança pública e privada, desde que estejam comprovadamente em atividade externa.

Também terão prioridade na campanha de imunização, os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, bem como conselheiros tutelares que prestam atendimento ao público, trabalhadores da Educação do Ensino Básico, coveiros, atendentes e agentes funerários, taxistas e mototaxistas, profissionais de farmácias, da limpeza pública e oficiais de justiça.

SUAS

O deputado Iran Barbosa (PT), apresentou em 2020 na Assembleia Legislativa de Sergipe, uma Indicação para que assistentes sociais e demais trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, tivessem prioridade na vacinação contra a Covid-19. Agora, com a inclusão da categoria no relatório da deputada Celina Leão, ele disse que representa uma vitória.

“Em seu trabalho cotidiano junto à população mais vulnerável, os operadores da Assistência Social estão particularmente expostos ao coronavírus, desde o início da pandemia. A inclusão desses profissionais no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19 representa uma vitória e vamos continuar acompanhando e pressionando para a finalização da votação do projeto na Câmara Federal e para a sanção”, destaca.

Pessoas com Deficiência

Iran Barbosa (PT), apresentou uma Moção de Apelo ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga solicitando a inserção das pessoas com deficiência nos grupos prioritários para a vacinação, seguindo recomendação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).

“A probabilidade de contaminação pelo vírus nos indivíduos com deficiências e com doenças raras aumenta, como é o caso das pessoas cegas e com baixa visão; das pessoas que necessitam estar em constante contato com cadeiras de rodas ou com outras tecnologias de mobilidade”, observa.

De acordo com as recomendações do Conade, muitas pessoas com deficiência possuem condições médicas preexistentes, como doenças neurológicas, cardíacas, pulmonares e/ou respiratórias, entre outras; assim como, também, os indivíduos com Síndrome de Down ou com deficiência intelectual severa, que estão num grupo de pessoas com alto risco de contaminação pela Covid-19.

“É mais que justa a inclusão desse segmento entre os prioritários no Plano Nacional de Imunização”, reitera.

Forças de Segurança

A Nota Técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, no último dia 31, inclui alguns grupos de profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas. Com isso, aconteceu recentemente uma reunião entre a secretária da Saúde, Mércia Feitosa, o tenente-coronel Melo (Polícia Militar) e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Alves.

Eles traçaram estratégias para o início da vacinação dos trabalhadores que atuam na linha de frente no combate à covid-19 em Sergipe. Já os demais policiais militares, bombeiros e integrantes das foram armadas, deverão seguir o Plano Nacional de Vacinação A Polícia Militar em Sergipe tem 4.904 policiais e será feito um levantamento dos que se enquadram na campanha de imunização.

O deputado Capitão Samuel (PSC) comemorou a liberação inclusão dos profissionais que fazem a segurança, entre os grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19.

“O governador Belivaldo Chagas me confirmou que vai seguir o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde. Desde o princípio venho me manifestando contra os presos serem vacinados primeiro do que as forças de segurança e agora com essa decisão do presidente Jair Bolsonaro, vou acompanhar o trabalho dos profissionais da segurança aqui no Estado, dos agentes penais e guardas municipais. Queremos o mesmo tratamento que vem sendo dado já no Pará, Ceará e em Goiás”, alerta.

Aracaju

A partir desta terça-feira, 6, a Prefeitura de Aracaju inicia a vacinação de profissionais das Forças Armadas e Forças de Segurança e de Salvamento. Serão imunizados 30% do efetivo de cada corporação (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito), totalizando 1.540 profissionais.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os critérios são: trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes; trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar; trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19; trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.

Foto: Divulgação SES