A deputada estadual Linda Brasil (PSOL) revelou, nesta quarta-feira (11), que o contrato feito pelo Governo do Estado com a Iguá não contempla mais de 1.200 comunidades sergipanas. “Isso é inadmissível. Como é que o governo deixou de fora tantas comunidades? Quem atenderá essas comunidades?”, indagou a parlamentar, salientando que o acesso à água é um direito fundamental.
A informação veio à tona durante reunião entre a parlamentar e representantes da Iguá Saneamento, na tarde de terça-feira (10), quando ficou evidenciada a lacuna contratual que exclui parte da população. O fato é utilizado como justificativa pela empresa, em resposta às cobranças da população.
Na ocasião, a parlamentar ampliou o diálogo com a empresa com o objetivo de buscar explicações e soluções para as demandas das comunidades, contando com a presença de representantes do povoado Cardoso, do município de São Cristóvão. Além das denúncias apresentadas pelos moradores, também foram enfatizadas a constante interrupção do abastecimento de água, cobranças abusivas e a má qualidade nos serviços prestados, com fornecimento de água imprópria para consumo em algumas localidades.
Ainda de acordo com a parlamentar, somente o município de Capela ainda possui o sistema municipal de abastecimento, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). “Todos os outros municípios não possuem mais nada, pois tudo foi vendido para a Iguá. A Deso ficou responsável somente pelo processo de captação e tratamento de água. Então, por que, no contrato, tantas comunidades não estão sendo contempladas?”, questionou.
CPI
O requerimento de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é para a fiscalização das irregularidades no serviço de abastecimento de água em Sergipe e em relação ao contrato de concessão dos serviços à Iguá Saneamento. Para a instalação da CPI, são necessárias oito assinaturas dos parlamentares.
A proposta já reúne quatro assinaturas: a dela própria (PSOL), Georgeo Passos (Cidadania), Marcos Oliveira (PL) e Luizão Donatrampi (União Brasil). Uma composição plural que mostra que a crise hídrica ultrapassa disputas ideológicas. “É um tema que exige responsabilidade institucional”, declarou Linda Brasil.
Foto: Divulgação Ascom
