logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Maio Amarelo: Maria defende ações voltadas à orientação e preservação da vida de motoboys e motociclistas

Por Assessoria Parlamentar

A deputada estadual Maria Mendonça (PDT) defendeu nesta segunda-feira (2) a adoção de medidas, por parte do Estado e Municípios, com foco na orientação e preservação da vida dos condutores sergipanos, especialmente, motoboys e motociclistas que representam o principal alvo dos acidentes. “A presença desses profissionais aumentou, significativamente, nos últimos dois anos, sobretudo, em virtude da pandemia da Covid-19. Nesse período, eles ganharam maior relevância tendo que trabalhar mais com entregas de alimentos e produtos, uma vez que a população ficou isolada por conta do surto do coronavírus”, justificou.

Nos sete primeiros meses de 2021, segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o número de internações de motociclistas envolvidos em acidentes de trânsito bateu recorde e representou 54% de todos os sinistros de trânsito ocorridos no Brasil. No total foram 71.344 ocorrências, número 14,3% maior que o registrado em 2020.

Em Sergipe, de acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, em 2020 foram 40 mortes, sendo 21 de motociclistas, o equivalente a (52,50%). Já em 2021, das 47 vítimas fatais, 18 foram condutores de motocicletas (32,29%). “É um público que fica muito mais exposto aos riscos e mais vulnerável a sofrer lesões, fatais ou não. Por isso, precisa de políticas específicas que ajudem a diminuir as ameaças e preservar a vida”, destacou Maria Mendonça

Maio Amarelo

Para Maria Mendonça, a Campanha Maio Amarelo deve repercutir em todas as esferas da sociedade para estimular a adoção de procedimentos diários de prevenção aos acidentes de trânsitos, muitos dos quais evitáveis.

A deputada é autora da Lei 8.411/2018 – já em vigor em Sergipe – que obriga o condutor a ressarcir todas as despesas à vítima de acidente de trânsito, provocado por ele, quando forem constatadas situações como imprudência, uso de álcool, substâncias entorpecentes, tóxicas ou efeito análogo no organismo humano, bem como uso de aparelho celular.

Foto: Assessoria

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo