Maçons recebem diplomas de Honra ao Mérito

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

Os mestres maçons Fúlvio Leite da Silva Teixeira, da Grande Loja Maçônica de Sergipe e José Renivaldo Benigno da Cunha, do Grande Oriente do Brasil/Sergipe, foram homenageados na manhã desta segunda-feira, 31, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A propositura da homenagem é de autoria do deputado Luciano Pimentel (PSB).

Em virtude do período de pandemia do novo coronavírus, a solenidade de entrega dos Diplomas de Honra ao Mérito, aconteceu no gabinete do presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (MDB).

Por motivos de força maior, os homenageados não puderam comparecer à solenidade. José Renivaldo Benigno da Cunha, foi representado por Jucundo da Silva Júnior, venerável mestre da Loja Professor de Alencar Cardoso.

Jiucundo Júnior recebeu a homenagem por José Renivaldo

“É um momento muito especial, principalmente porque José Renivaldo trabalhou 41 anos para a sociedade sergipana e para a maçonaria. Ele foi um dos primeiros professores de Educação Física formados aqui em Sergipe; é casado há 40 anos, tem uma filha e muitos trabalhos realizados nas diversas lojas de maçonaria, tendo sido deputado federal maçônico. Ele tem uma visão: corpo, mente, espírito, sãos. Aos 74 anos, Reni como é conhecido, ainda rema. É um homem que vive pela coerência; é mais de ações do que de palavras”, destaca Jucundo da Silva Júnior, acrescentando que atualmente o homenageado é o delegado litúrgico em Sergipe e o responsável pela formação filosófica dos maçons do Grande Oriente do Brasil/Sergipe.

Fúlvio Leite da Silva Teixeira, da Grande Loja Maçônica de Sergipe foi representado por Alberto

Jeferson Dantas recebeu a homenagem em nome de Fúlvio Leite

“Nosso irmão Fúlvio é da área da saúde e a ausência se dá porque ele é da área da saúde, diretamente no combate à Covid-19. Nós estamos felizes com o reconhecimento da Grande Loja sendo consolidado aqui pela Assembleia Legislativa”, afirma o grande tesoureiro da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, Jeferson Dantas.

Propositura

A homenagem aos maçons aconteceu através de uma propositura do deputado Luciano Pimentel (PSB), autor da Lei nº 8.259, instituindo o Dia do Maçom, incluindo no Calendário Cultural do Estado de Sergipe, a ser comemorado em 20 de agosto de cada ano. A data representa uma homenagem a todos os homens de destaque no histórico da Maçonaria Brasileira.

Luciano Bispo recebe diploma de agradecimento

“Estamos fazendo essa homenagem à maçonaria sergipana, pela importância e a representatividade que ela tem para toda a sociedade brasileira e mundial. A maçonaria é uma entidade que propicia a solidariedade, a fraternidade, a justiça e nós como autores do Projeto de Lei, que estabelece essa data comemorativa, estamos muito contentes em fazermos essa homenagem, mesmo não fazendo a solenidade no plenário”, enfatiza Luciano Pimentel.

Na oportunidade, o Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil/ Sergipe, Clairton Santana falou sobre as ações da maçonaria.

“Nós trabalhamos em prol de uma sociedade justa, procurando sempre trabalhar em prol da beneficência e instituições que precisam do apoio e a maçonaria é isso: filantropia, solidariedade e procurar sempre ajudar aos seres humanos que precisam de necessidade, principalmente agora nessa pandemia, através da distribuição de máscaras e cobertores no Centro da Cidade”, informa.

Agradecimentos

Os deputados Luciano Bispo e Luciano Pimentel, receberam como forma de agradecimento dos maçons, medalhas e diplomas.

“Aqui é a casa das leis sergipanas e se não funciona, nada no estado funciona e nós temos trabalhado da melhor maneira possível para ajudar a governabilidade e tantos momentos difíceis. Quero parabenizar os grãos mestres presentes a essa solenidade e dizer que por causa da pandemia, não pudemos realizar no plenário, mas esse ato não se torna menos importante. Eu sei da importância da maçonaria desde a Independência do Brasil, de maneira silenciosa, mas com muita honestidade, de caráter e solidariedade. A gente só houve falar bem dos senhores e nós nos sentimos honrados e agradecidos”, reconhece o presidente Luciano Bispo.

Fotos: Jadilson Simões