Por Assessoria Parlamentar
O deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa na última quarta-feira, 13, para parabenizar o Governo do Estado pela realização da segunda edição do Sergipe Day. Promovido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o evento aconteceu na terça-feira, 12, no Rio de Janeiro, e reuniu representantes do ramo de petróleo e gás para apresentar as potencialidades energéticas de Sergipe, a fim de atrair investidores para o estado.
“Quero parabenizar o governador Fábio Mitidieri, o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, que fez uma explanação excepcional, e o superintendente-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, que foi extremamente elogiado pelo trabalho que ele tem feito junto a Secretaria”, disse Pimentel.
De acordo com o deputado, o Governo do Estado está buscando ações estruturantes, que irão refletir positivamente na vida da população sergipana. Para ele, um grande governante é aquele que pensa e investe no futuro.
“O Sergipe Day é a inserção do estado no mercado do petróleo e gás. O que nós vimos foi uma ação efetiva do Governo de Sergipe para trazer investimentos que possam impulsionar o desenvolvimento da economia. E o principal investimento que um grande gestor pode buscar é a construção de um futuro melhor para o povo, por meio da geração de emprego e renda”, afirmou Pimentel.
O parlamentar também ressaltou a participação do senador Laércio Oliveira (Progressistas). “O senador Laércio, por quem nutro profunda admiração, é um dos homens mais respeitados do Brasil. E isso foi dito por vários oradores durante o evento. É um político com um trabalho brilhante em defesa de Sergipe, com competência e seriedade reconhecidas por parlamentares de situação e de oposição. E no Sergipe Day, ele fez uma explanação destacando que o nosso estado passará por uma transformação através da nova Lei do Gás. Uma legislação que é fruto da sua luta enquanto parlamentar e defensor do desenvolvimento de Sergipe”, salientou Luciano.
Petrobras
Pimentel destacou ainda que compareceu a uma reunião onde foram abordadas as intenções da Petrobras no estado. “Antes do Sergipe Day começar, participei de uma sala de situação com a presença do governador Fábio Mitidieri, do senador Laércio Oliveira, reconhecido pela classe empresarial e política como o homem que abriu o mercado do gás, do ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do diretor da Petrobras, Carlos Travassos, e do diretor de Gás da FGV, Carlos Quintella. Lá tivemos a definição e o apoio da Petrobras para as ações que serão realizadas em Sergipe que, segundo o diretor da empresa, será responsável por 30% do gás do Brasil”, pontuou.
Segundo Luciano, o diretor da Petrobras foi incisivo ao responder os questionamentos feitos pelo governador Fábio Mitidieri e afirmou que a empresa está trabalhando para iniciar o processo de implantação da exploração do petróleo e do gás em Sergipe.
“Para se ter uma ideia dos investimentos da Petrobras em Sergipe, estudos apresentados no Sergipe Day calculam que deverão ser registradas entre 800 e 1000 operações de carga e descarga por ano e no transporte aéreo de passageiros em Aracaju, estima-se um acréscimo de 25 mil pessoas por ano. É o desenvolvimento para o nosso estado. É a geração de emprego e renda que estará atrelada a esses investimentos “, explicou o deputado.
Para o parlamentar, o governador Fábio Mitidieri está correto em promover eventos como o Sergipe Day. “É preciso apresentar Sergipe para o mercado. Como vamos atrair investimentos se não for pelo convencimento? Não podemos deixar esses investidores irem para o sul e sudeste. Precisamos mostrar nossas potencialidades para que o empresário saiba o que Sergipe tem a oferecer e tenha segurança para investir em nosso estado”, concluiu Pimentel.
Sergipe Day
Uma iniciativa executada pelo Governo do Estado em parceria com a FGV Energia, o Sergipe Day conta com o patrocínio da Eneva, Transportadora Associada de Gás (TAG), Banco do Nordeste, Carmo Energy, Commit Gás, Diamante Energia e (re)energisa. A primeira edição aconteceu em abril do ano passado, no auditório do Espaço Nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo.
A programação contou com a apresentação de um estudo realizado pela FGV Energia intitulado ‘Análise do Impacto Econômico dos Investimentos em Óleo e Gás (O&G) no Estado do Sergipe’, e explanações do estado e dos principais players com atuação no desenvolvimento da economia de Sergipe, especialmente nas atividades relacionadas ao petróleo e gás, além de apresentações da Petrobras, Eneva, TAG, Commit, Carmo Energy, Diamante Energia, VLI, entre outras.
Foto: Jadilson Simões – Alese