logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Luciano Pimentel lamenta queda no repasse de royalties em Sergipe

O deputado Luciano Pimentel (PSB) demonstrou na sessão da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desta terça-feira (23), preocupação com a queda no repasse dos royalties do petróleo para o Estado de Sergipe.

Ele apresentou requerimento convidando o gerente geral da Petrobras em Sergipe, Luiz Robério Silva Ramos para que faça no plenário, uma demonstração quanto às perspectivas do planejamento estratégico da empresa no que se refere à exploração de petróleo no Estado, já que a queda nos valores dos royalties é de 34% em comparação ao ano passado”, informa.

Por meio de gráficos, Luciano Pimentel demonstrou os valores dos royalties repassados pelo Governo Federal a 11 municípios sergipanos.

“A famosa estrela, Carmópolis, conhecida como a cidade do ouro negro, recebeu em julho apenas 574 mil reais. Pacatuba 650 mil; Maruim 683 mil; Brejo Grande, 685 mil; Riachuelo 718 mil; Pirambu, 723 mil; Siriri 848 mil; Itaporanga D’Ajuda 852 mil; Divina Pastora 921 mil; Aracaju um milhão e 45 mil e Japaratuba um milhão 150 mil. Vários municípios que tinham a sua receita calcada nos royalties terão grandes dificuldades. Carmópolis era o município que mais royalties recebia no Estado de Sergipe e hoje é Japaratuba”, destaca.

Combustíveis

Ainda no pronunciamento no Grande Expediente, o deputado falou sobre a queda no preço dos combustíveis.

“O preço do combustível nos postos de gasolina também vem caindo substancialmente e isso traz uma redução nos recursos que são recebidos pelo nosso Estado e pelos nossos municípios. O consumo de combustível em Sergipe está estável há três meses e o consumo de energia, um dos principais balizadores da atividade econômica, têm caído sistematicamente em Sergipe, mostrando que as nossas empresas estão operando com baixa capacidade”, lamenta.

Sobre o requerimento, o parlamentar ressaltou: “eu gostaria que essa casa aprovasse esse requerimento para que possamos conhecer o planejamento estratégico da Petrobras quanto a prospecção de petróleo e o que representa a licitação que foi feita pra vender alguns campos de exploração de petróleo no Estado de Sergipe”.

Por Aldaci de Souza – Agência Alese de Notícias

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo