Em solenidade às 17 horas desta quinta-feira, 24, a Assembleia Legislativa concede o Título de Cidadão Sergipano ao presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis – Cofeci – João Teodoro da Silva. Ele é paranaense, nasceu no município de Primeiro de Maio em 15 de agosto 1951, e foi elevado ao comando do Cofeci desde 2000, se reelegendo a cada três anos sem concorrência desde então.
O projeto de lei que concede a cidadania a João Teodoro é de autoria do deputado Luciano Pimentel, PSB, e foi aprovado pela unanimidade dos seus pares. Para Luciano, ação de João Teodoro tem um peso significativo sobre a terceira ou quarta maior categoria profissional do Brasil, que é a dos corretores, com algo em torno de 400 mil deles, e sobre um setor de profundo valor para a economia, que é o imobiliário.
“Através do Cofeci, cerca de 400 mil profissionais têm vez e voz numa das mais importantes atividades econômicas do Brasil. Estamos falando de uma atividade que representa nada menos do que 15% do PIB. E aqui dou um bom exemplo: no ano de 2012, quando a atividade imobiliária nacional viveu o auge do seu boom, com algo em torno de R$ 400 bilhões em negócios, estes profissionais foram responsáveis por 80% deste volume. Ou alguma coisa em torno R$ 320 bilhões”, diz Luciano Pimentel.
Segundo Luciano Pimentel, João Teodoro é um homem simples, mas determinado. “Se seu currículo de empreendedor, de agregador, justifica a honraria que neste momento estamos lhe conferindo, o seu currículo pessoal, de origem, digamos assim, justifica muito mais. Olhem para o João Teodoro maduro, com seu belo histórico, e vejam se cabe nele um menino andando pelas ruas de Curitiba, no final dos anos 60, com uma caixinha de engraxate, com pasta de lustrar, escova e flanela simples? Pois é: mas esse menino era de fato o João Teodoro, que nunca temeu o trabalho”, diz Luciano.
Segundo Luciano, com João Teodoro no comando do Cofeci, Sergipe teve espaço no mercado imobiliário do Brasil e do mundo. “Através da ação dele nesses últimos 16 anos, Sergipe foi muito bem contemplado na organização da atividade de corretor de imóveis. Pela visão agregadora do nosso homenageado, pela fina sintonia dele com nosso amigo Sérgio Sobral, presidente do Creci-SE, muitos corretores sergipanos correram Brasil e mundo afora participando de salões imobiliários, de feiras de imóveis, exposições, congressos e outros eventos internacionais realizados para que o Brasil e Sergipe se mantenham pólos atrativos de investidores”, diz.
“A harmonia com João Teodoro nos levou à possibilidade de que no Cofeci tivéssemos a presença da expertise sergipana, dando ali a sua contribuição, através de Sérgio Sobral, como diretor secretário desse Conselho, e vice-presidente da Confederação de Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa. Temos em Fátima Sobral a única mulher conselheira federal. Como diretora Administrativa do Creci, ela é, também, vice-presidente de Integração Feminina do Cofeci. Portanto, quando homenageamos João Teodoro estamos homenageando a cinco mil corretores de imóveis de Sergipe. A cinco mil homens que emprestam valor e notoriedade a esta profissão”, diz Luciano.
Por Assessoria Parlamentar