Em pronunciamento na Sessão Plenária desta quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o deputado Luciano Pimentel (PP)convidou a sociedade civil, os parlamentares e todos que tiverem interesse em participar de uma Sessão Especial marcada para o próximo dia 4 de abril a partir das 9h, em alusão ao Dia Mundial do Autismo celebrado em 2 de abril.
“Anualmente promovemos essa Sessão Especial cumprindo o que estabelece a lei do Abril Azul de iniciativa do nosso mandato. Este ano abordaremos o tema da campanha nacional que é ‘Informação gera Empatia. Empatia gera Respeito ‘; como forma de reafirmar nosso compromisso de levar conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e assim contribuir para a efetivação dos direitos dos autistas em Sergipe”, informa.
Luciano Pimentel ressaltou que alguns nomes já confirmaram presença no evento, a exemplo da Secretária de Saúde de Aracaju, Drª Débora Leite, do Secretário de Estado da Saúde, Dr. Cláudio Mitidieri e do Secretário de Saúde de Simão Dias, Claudiano Soares de Santana, conhecido como Pequeno Soares.
“Ele apresentará um projeto idealizado pelo município de Simão Dias que é construção de um espaço exclusivo para atendimento aos autistas. Também ouviremos a palavra do vereador do município de Tomar do Gerú, Thiago Guimarães, que foi o criador da Associação de Pais e Amigos dos Autistas Geruense; importante no atendimento às demandas das Pessoas com Autismo. Espero contar com a presença de todos os colegas nessa sessão, pois entendo que a informação é a maior ferramenta que temos para ampliar o conhecimento sobre o TEA”, destaca lembrando que a deputada Lidiane Lucena, também falará sobre o tema na Sessão Especial de 4 de abril no plenário da Alese.
O parlamentar observou a necessidade de vencer barreiras impostas pelo preconceito e avançar de maneira mais efetiva na atenção às demandas das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
“É essencial que os autistas sejam respeitados e tenham acesso aos tratamentos necessários para se desenvolverem plenamente e ocuparem seu espaço na sociedade. O nosso mandato continuará abraçando essa bandeira e buscando contribuir para que Sergipe avance cada dia mais na garantia dos direitos dos autistas. Fico muito feliz quando vou a uma agência bancária ou a um supermercado e vejo o atendimento preferencial e o estacionamento destinado às pessoas com Autismo, fruto de um Projeto de Lei de nossa autoria, assim como a criação da campanha Abril Azul para que tenhamos um mês de discussão, de Sessão Especial e audiências para tratar sobre o tema, além de uma Lei de nossa autoria, que torna o laudo permanente ser ter que fazer renovação anualmente”, ressalta.
Fones
Também na Sessão Plenária desta quarta-feira (26), a deputada Linda Brasil (Psol), destacou o Projeto de Lei de sua autoria, que tem a finalidade de garantir fones de ouvido sem ruídos às Pessoas com TEA em Sergipe.
“É uma medida urgente; recebemos a solcitação das mães que têm filhos e filhas com Transtorno do Espectro Autista no sentid0 de proteger quem sofre de hipersensibilidade auditiva. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 1% da população sergipana tem TEA, muitas delas enfrentando filas de mais de 300 dias para obter tratamentos multidisciplinares. Essa demora é inaceitável e viola direitos básicos como já reconheceu a justiça que determinou o acesso ao tratamento, de até 90 dias. Precisamos trabalhar para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, enfatiza.
A deputada Lidiane Lucena (Republicanos), que protocolou um projeto semelhante ao da colega Linda Brasil, disse ser de uma tamanha importância a gente ter essa proteção para as crianças com TEA e para as famílias. “Eu protocolei esse projeto em novembro do ano passado e sugiro que a gente possa juntar as proposituras para que possamos dar essa qualidade de vida. Apesar de ter um filho Autista, ele não tem essa hipersensibilidade ao som e não tem essa necessidade, mas muitas crianças, jovens e adultos precisam desses fones. Vamos nos juntar pra trazer mais qualidade de vida para os nossos autistas”, reitera.
Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese