Por Aldaci de Souza
O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB) e o diretor de Relações Institucionais da Alese, o ex-deputado Venâncio Fonseca receberam na manhã desta terça-feira, 22, uma comissão de concursados para o cargo de delegado (a) da Polícia Civil de Sergipe. Eles pediram um apoio para que os 50 excedentes que já passaram por todas as provas, sejam convocados.
De acordo com Mirna Cristina Santos Andrade Mota, representante da comissão formada também por Caroline Costa e Rafael Brito, a Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE) já elaborou um Projeto de Lei e encaminhou ao governador Belivaldo Chagas. “A gente precisa que o governador encaminhe o projeto a esta Casa visando a criação de 50 vagas e após a aprovação, todos que fizeram o curso de formação sejam chamados”, complementa.
Mirna Mota observou que durante o período da pandemia do novo coronavírus (assim como a Saúde), a Segurança Pública é uma pauta muito importante para a população.
“A gente percebe que já teve uma melhora com a convocação de 13 novos delegados, pois eles fizeram uma diferença principalmente para a população do interior. Fomos muito bem treinados, estamos prontos e com certeza quando formos chamados, os índices de violência em Sergipe irão melhorar ainda mais”, acredita.
Concurso
O concurso foi realizado em 2018 e os candidatos passaram por nove etapas.
“Fizemos provas objetivas, subjetivas, testes psicotécnico, físico, toxicológico e em outubro de 2019, passamos pela Academia de Polícia, tendo sido concluído em janeiro de 2020 com 64 alunos formados e prontos para servir a sociedade. Entraram 13 e faltam 51”, enfatiza lembrando que a convocação não irá gerar despesas, pois os delegados poderão ser convocados nas vagas dos que se aposentaram.
Após as explicações, o presidente Luciano Bispo disse que podem contar com ele e com Venâncio Fonseca na intermediação junto ao governador Belivaldo Chagas.
“Nós recebemos a visita de uma comissão de concursados para delegados da Polícia Civil de Sergipe, pedindo a convocação, mas isso depende da aprovação do governador porque existe uma lei determinando que o Estado não crie despesa nenhuma, para que possa receber ajudas do Governo Federal. Eles mostraram alguns caminhos a serem tomados e nós levaremos ao governador”, destaca Luciano Bispo.
Fotos: Joel Luiz