Luciano Bispo parabeniza o novo Cidadão Aracajuano, Cezário Siqueira Neto

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo (MDB), participou da composição da Mesa, durante Sessão Especial realizada na Câmara Municipal de Aracaju, no final da tarde desta segunda-feira, 21, para a entrega do Título de Cidadania Aracajuana ao presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, o desembargador Cezário Siqueira Neto. A propositura é de autoria do vereador e ex-aluno do homenageado, Elber Batalha Filho (PSB).

Foto: Júnior Ventura/Rede Alese

Na oportunidade, o deputado Luciano Bispo falou sobre a alegria de participar da homenagem ao presidente do Tribunal de Justiça. “Eu quero parabenizar a Câmara de Vereadores de Aracaju por fazer homenagem ao homem e cidadão, Dr. Cezário Siqueira Neto, que nasceu na cidade sergipana de Propriá e hoje se torna, devido aos grandes serviços prestados, Cidadão Aracajuano”, destaca.

“Identidade Aracajuana”

De acordo com o homenageado, agora passa a ter uma ‘carteira de identidade aracajuana’. “Efetivamente amo Aracaju e nascer em uma cidade não é uma escolha, mas viver em uma cidade. Cheguei a Aracaju com apenas 8 anos de idade, aonde conquistei boas amizades que cultivo até hoje. Por Aracaju dedico o mesmo amor à minha cidade natal, que guarda as raízes da  minha descendência”, ressalta agradecendo ao autor da propositura e aos demais vereadores, a homenagem.

Reconhecimento à história de vida

Vereador Elber Batalha durante o discurso/Foto: Ascom TJSE

Para o vereador Elber Batalha, o homenageado é uma referência de notoriedade, seriedade, retidão e qualidade técnica nas suas decisões.

“Sempre me referi  ao professor Cezário que o Título de Cidadania seria dado não ao desembargador, mas ao cidadão Cezário, que chegou a Aracaju ainda criança e que aqui construiu sua vida. Foi servidor público do Tribunal de Justiça, foi comissário de menores, promotor de justiça, juiz de direito, depois desembargador, professor da Universidade Tiradentes e sempre essa figura simples cortês, séria, muito comprometido em tudo o que faz. Na verdade homenageamos a história de vida de um cidadão que saiu de Propriá e em Aracaju construiu sua família, casou-se com uma aracajuana, teve dois filhos e sem perder o vínculo com suas raízes, abraçou Aracaju de corpo, alma e coração como sua cidade.  Como presidente do Tribunal de Justiça, como magistrado e como desembargador, é algo que engrandece a todos”, enfatiza.

“De bem e do bem”

O governador Belivaldo Chagas e o prefeito Edvaldo Nogueira, também participaram da homenagem no plenário da Câmara Municipal de Aracaju. “O desembargador Cezário Siqueira Neto é um homem do bem e de bem, um cidadão que tem prestado serviços importantes a Sergipe e a Aracaju e, portanto, foi um momento de felicidade a escolha do nome dele para ser agraciado com o título de cidadão aracajuano”, afirma.

“Este é um momento muito importante. Doutor Cezário veio para Aracaju muito cedo. Se tornou  desembargador muito jovem. Desempenha muito bem o seu papel, promove a justiça, notadamente para os que mais precisam. É um desembargador competente e preside o Tribunal de Justiça com muita maestria. Foi meu contemporâneo de universidade, de modo que tenho a maior alegria de estar aqui neste momento em que Aracaju concede este Título de Cidadania”, completa o prefeito Edvaldo Nogueira.

Homenageado

Familiares e amigos do desembargador/Foto: TJSE

O desembargador Cezário Siqueira Neto nasceu em Propriá em 12/03/1961. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Iniciou a carreira como assessor de desembargador no Tribunal de Justiça de Sergipe, até ser aprovado em concurso para promotor de Justiça, em 1988. No ano seguinte, obteve aprovação em concurso para juiz, vindo a exercer os primeiros cinco anos de magistrado na Comarca de Boquim.

Em agosto de 1995, passou a ser juiz titular da 6ª Vara Cível da Comarca de Aracaju. Foi elevado ao cargo de desembargador pelo critério de merecimento, tendo tomado posse no dia 12 de dezembro de 2005.

Foi presidente do TRE/SE de 2014 a 2016 e assumiu a Presidência do TJSE em 01/02/2017 e foi presidente da Escola Superior de Magistratura do Estado de Sergipe (2012).

Por Rede Alese
Fotos: Júnior Ventura e Ascom TJSE