Por Aldaci de Souza
O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB) e o deputado Zezinho Sobral (PODE), participaram na manhã desta quinta-feira, 28, da visita do presidente da República, Jair Bolsonaro para a abertura do tráfego na nova ponte sobre o rio São Francisco (divisa entre os municípios de Propriá-SE e Porto Real do Colégio- AL). Os parlamentares sergipanos vêm cobrando há muito tempo, o andamento dos serviços na BR-101.
Luciano Bispo constituiu uma comissão de parlamentares (que foi até Brasília) com a finalidade de reivindicar ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a conclusão das obras de duplicação da BR-101.
“A duplicação da BR-101 é aguardada pelos sergipanos há mais de 20 anos. Formamos uma comissão na Alese para acompanhar o andamento dos serviços. A liberação do tráfego nessa ponte é um fato muito positivo. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas está interessado em terminar as obras de duplicação da BR-101, mas faltam muitos quilômetros ainda; muita coisa a fazer. Esperamos que ainda este ano, os serviços sejam concluídos para diminuir o sofrimento do nosso povo”, enfatiza.
Comissão
A Comissão Temporária de Representação Externa é presidida pelo líder do Governo na Alese, deputado Zezinho Sobral. Ao participar da solenidade desta quinta-feira, ele lembrou a luta dos deputados estaduais, deputados federais e senadores de Sergipe, em prol do andamento das obras.
“O presidente Luciano Bispo constituiu uma Comissão na Assembleia Legislativa, da qual fazem parte cinco deputados e nós estamos acompanhando aqui em Sergipe e em Brasília, numa reunião com o ministro Tarcísio e toda a bancada federal, discutindo o andamento das obras e acompanhando cada passo desse momento. Do ano passado até agora já são 40 km duplicados entregues à população sergipana e hoje foi entregue o encabeçamento das duas pontes e isso é gratificante”, afirma ressaltando que hoje o dia é de parabenizar o que já foi feito e continuar cobrando o que ainda falta para concluir.
“Ainda falta a conclusão do viaduto de Propriá, outra parte no município de Siriri e alguns trechos em relação aos entroncamentos até Carmópolis, sem contar com a conclusão efetiva da obra de Carmópolis até Laranjeiras, pois apenas alguns trechos foram duplicados. E ainda o encabeçamento da ponte de Pedra Branca”, observa.
O prefeito de Propriá, Valberto Oliveira disse que a liberação do tráfego na nova ponte é de extrema importância.
“Propriá está alegre, eu estou alegre representando Propriá porque na minha concepção, ponte e estrada significa desenvolvimento e progresso. É uma oportunidade pra mim, começando a gestão receber um presente desse para que possamos colocar em prática a nossa teoria de que é possível sim desenvolver o município e vamos abraçar essa rodovia, fazendo com que tudo aconteça no entorno dela pra que o desenvolvimento chegue ao resto da cidade”, entende.
Para a senadora Maria do Carmo Nascimento Alves (DEM), a visita do presidente Jair Bolsonaro à cidade de Propriá é muito importante. “É um fato extraordinário, mas era importante que ele tivesse vindo de carro porque alguns trechos da BR-101 Aracaju/Propriá ainda não começaram”, enfatiza.
Segundo o governador Belivaldo Chagas, a cerimônia da visita presidencial ao município de Propriá é muito positiva. “Afinal de contas é a presença do presidente da República numa obra que vem se arrastando há 26 anos e nós estamos esperançosos que continue no ritmo que está para que pelo menos nos próximos dois anos, a gente tenha todo esse trecho concluído”, acredita.
Apelo
O presidente Jair Bolsonaro agradeceu o empenho dos parlamentares de Sergipe e Alagoas na conclusão da obra inaugurada em Propriá e afirmou que trata todos os brasileiros de forma igual. “Independente de qual governador e qual seja sigla dele, tratamos todos igualmente; a nossa união é a prova que o Brasil via dar certo. Terminamos o ano de 2020 com mais gente de carteira assinada, mesmo durante a pandemia.
Ele fez um apelo aos governadores para que não façam lockdown durante o período da pandemia do novo coronavírus.
“A política de fechar tudo e ficar em casa não deu certo. O povo brasileiro é forte e nós não tememos o perigo. Nós sabemos os vulneráveis, os mais idosos e os com comorbidades. O resto tem que trabalhar. Meu pai sempre ensinou a me colocar no lugar dos outros antes de tomar uma decisão. Se eu fosse um de vocês e fosse obrigado a ficar em casa sem levar comida pra casa, me envergonharia. O apelo que eu faço é que entendam que o isolamento social, o lockdown nos leva à miséria. A economia anda de mãos dadas com a vida”, acredita.
Na cerimônia, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas garantiu que no Governo federal não faltará empenho e trabalho para continuar duplicando as rodovias.
“Fechamos 2020 com 92 obras entregues e hoje estamos entregando essa obra num corredor importante que é a BR-101. Obra parada é desperdício e em fevereiro vamos entregar mais dois quilômetros, seguindo com a duplicação até Carmópolis. Estamos substituindo a empresa que trabalha no trecho de Carmópolis à Laranjeiras para aumentar o desempenho e estamos terminando um projeto de Estância até a divisa”, anuncia.
O evento contou também com a participação do diretor-geral do DNIT, general Santos Filho, o ministro de Estado do Turismo, Gilson Machado, o senador Fernando Collor, o prefeito de Porto Real do Colégio, Aldo Popular e os deputados federais de Sergipe: Fábio Reis, Gustinho Ribeiro e Bôsco Costa, além da população de Propriá.
Obra
A ponte ligando a cidade sergipana de Propriá ao município alagoano de Porto Real do Colégio, foi liberada com a conclusão das obras de duplicação em concreto da via de ligação e o encabeçamento da ponte, iniciadas em 2019.
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, com a entrega de hoje, o Governo Federal atinge 76 km duplicados na BR-101/AL/SE, sendo 50 km em AL e 26 km em SE.
A nova estrutura é composta por quatro faixas de rolamento, além dos acostamentos com três metros cada. Com investimento de R$ 126 milhões, a ponte conta com 860 metros de extensão e 24 de largura que conectam os trechos duplicados da BR-101/Nordeste entre os dois estados.
Os serviços fazem parte do Lote 1, que possui um total de 40 quilômetros, dos quais 30 quilômetros já estão duplicados.
Fotos: Joel Luiz/Aldaci de Souza