Por Aldaci de Souza
“O sonho da minha vida pública está realizado. A Ceasa de Itabaiana é para o bem de todos”. Foi com essa frase e com muitos aplausos, que o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo inaugurou juntamente com o governador Belivaldo Chagas, a Central de Abastecimento na tarde desta quinta-feira, 25.
Visivelmente feliz e emocionado, Luciano Bispo relembrou que muitos não acreditavam que o empreendimento fosse erguido.
“Nós persistimos e eu viajei a vários estados para preparar o projeto a Ceasa de Itabaiana está sendo inaugurada com todo o carinho e respeito ao povo de Itabaiana. Essa obra é maior do que qualquer facção política e eu quero saudar os meus colegas deputados estaduais nas pessoas de Maria Mendonça e Talysson de Valmir, que são de Itabaiana; do meu líder Zezinho Sobral, Adailton Martins, Luciano Pimentel e Diná Almeida que estão aqui e torceram muito pela Ceasa, o prefeito Adaiton e todos os vereadores presentes. Meu perfil é de respeito aos adversários e em momento algum faltarei com o povo de Itabaiana porque nesse município não tem nada de obras grandes que não tenham a mão de Luciano Bispo”, enfatiza.
Parceria
A Ceasa foi construída através do Programa de Parceria Público Privada entre o Governo do Estado e a Empresa Icobras, representada na inauguração pelo empresário Bruno Barreto, a quem o presidente da Alese desejou sucesso.
“Deus lhe ilumine e conte com o apoio do homem Luciano Bispo e com o político Luciano Bispo para que esse empreendimento funcione e os empresários não tenham medo de investir aqui. Ceasa é uma realidade boa e Belivaldo teve uma felicidade sem tamanho quando me chamou e disse que faria uma PPP. Realmente é preciso tirar uma grande obra dessa das mãos dos políticos e aqui será gerenciada por uma empresa privada, que tem determinação, que vai saber cobrar, zelar e funcionar. Isso é fundamental. A construção é muito importante e vai trazer progresso e uma realidade nova para o nosso estado. A minha palavra é de gratidão pelo empenho de todos. Meu sonho e o sonho do povo de Itabaiana está sendo realizado graças ao ex-governador Jackson Barreto, ao governador Belivaldo Chagas e à família de João Patola que doou parte do terreno”, comemora.
Esforço dos deputados
No discurso, o governador Belivaldo Chagas destacou o empenho dos deputados estaduais para que a obra fosse feita. “Não posso negar o empenho do presidente da Assembleia, Luciano Bispo, da deputada Maria Mendonça e mais recentemente do deputado Talysson e outros deputados. Essa obra será um divisor de águas no que diz respeito à economia de Itabaiana e região. A responsabilidade do prefeito atual e dos que virão a partir do momento que a gente entrega essa obra é enorme, pois não pensaram no entorno, será inviabilizada”, entende.
Na oportunidade, o empresário Bruno Barreto falou sobre a satisfação em contar com as autoridades e os sergipanos, especialmente do povo de Itabaiana para que o empreendimento saísse do papel. “A gente traz nosso respaldo técnico para somar com tudo isso. Pra gente é uma satisfação ter feito muitos estudos e muitos investimentos para chegar no dia de hoje e eu tenho certeza que será o primeiro de muitos que serão celebrados”, acredita.
Parlamentares
Além do presidente Luciano Bispo, participaram da solenidade os deputados Zezinho Sobral (PODE), Maria Mendonça (PSDB), Talysson de Valmir (PL), Adailton Martins (PSD), Luciano Pimentel (PSB) e Diná Almeida (PODE).
Para Zezinho Sobral, o momento é de colher sorrisos. “É uma obra extraordinária, feita através da Parceria Público Privada. Itabaiana recebe um presente em nome de Sergipe, pois a Ceasa é grandiosa e tem sintonia com o município, com esse povo trabalhador, dando oportunidade de gerar mais negócios e chegando no momento adequado em que a gente está ultrapassando essa fase de pandemia com a expectativa de desenvolvimento. De parabéns o Governo do Estado, o povo de Itabaiana e todos envolvidos direta e indiretamente”, diz.
O deputado Adailton Martins lembrou que a Central de Abastecimento irá beneficiar não apenas o município de Itabaiana, mas toda a região do Agreste sergipano. “Itabaiana tem a tradição de produzir frutas e verduras, nada mais justo do que a construção dessa Ceasa que trará benefícios para todo estado de Sergipe. Também vim prestigiar o presidente da Assembleia, Luciano Bispo por ter sido um batalhador por essa obra e parabenizá-lo”, complementa.
A deputada Maria Mendonça, filha de Itabaiana também se mostrou emocionada com a inauguração da Ceasa. “Essa é uma obra extraordinária em que o governador Belivaldo Chagas ficará marcado na História de Sergipe por entregar esse empreendimento ao povo sergipano que beneficiará não apenas o povo da região do Agreste, mas de todo estado de Sergipe e além fronteira. Com certeza os comerciantes vão estar fazendo toda a construção de progresso. Somos um município agrícola e com certeza a Ceasa vai dar um pool de desenvolvimento a partir de hoje”, acredita.
A deputada Diná Almeida comemorou a chegada da Ceasa. “Essa obra não foi feita só para Itabaiana, mas para todos os sergipanos e nós viemos prestigiar o esforço feito pelo Governo do Estado juntamente com os deputados da região. Parabéns a todos que contribuíram para o projeto que com certeza dará muito certo”, ressalta.
Segundo o deputado Luciano Pimentel, o empreendimento será de grande importância para os sergipanos. “O Governo do Estado entrega a Ceasa para contribuir com a distribuição de alimentos na região. Itabaiana é um polo importante e essa unidade vai propiciar a melhoria da renda das famílias e a empregabilidade das pessoas”, observa.
O deputado Talysson de Valmir, também itabaianense acrescentou: “A obra é extremamente importante não só para Itabaiana, mas para todo o Agreste e a gente agradece ao governador Belivaldo Chagas pela Central de Abastecimento feita com recursos do Proinveste através do saudoso Marcelo Déda e graças a Deus foi concluída e trará bons frutos para os itabaianenses”.
Comerciantes
O comerciante e doador de parte do terreno, João Patola comemorou muito o momento. “O que está acontecendo hoje é primeiro a realização de um sonho do deputado Luciano Bispo, um visionário que criou o mercadão na década de 90 como prefeito de Itabaiana, avaliando a capacidade de trabalho do povo de Itabaiana, pensou mais alto em criar uma Ceasa. Estava procurando um terreno para comprar e a nossa família que também luta pelo desenvolvimento, achou interessante doar o terreno para se apressar a construção. Entramos em um entendimento com o governador, o Estado adquiriu a área e hoje estamos realizando um sonho de todos, mais feliz ainda porque o empreendimento leva o nome do meu pai: Capitulino Alves dos Santos”, relata.
Segundo o comerciante Luiz Bispo, a Ceasa é importante para atender à grande demanda de todo estado. “Itabaiana possui muitas plantações e é a maior distribuidora de hortifrutis do estado e a gente queria concentrar todas as atividades econômicas em um espaço que possa anteder toda a demanda”, enfatiza.
Investimento
O investimento da obra é de R$ 38.428.676,27 através do Proinveste A expectativa é de que a Central de Abastecimento de Itabaiana gere cerca de 600 postos de trabalho, além de oportunizar serviços remunerados indiretos relacionados à logística de carga e descarga de alimentos e transporte e ampliar escoamento da produção agrícola no Agreste Central sergipano.
Localizada às margens da BR 235, na estrada para o povoado Raposa, com área total de 34.528,87 m² e área construída de 10.652,58 m², a Ceasa proporcionará a feirantes e clientes um espaço amplo e moderno para organizar os produtos e abastecer as feiras dos povoados e municípios próximos.
Com projeto moderno e arrojado, a edificação possui três blocos, “A”, “B” e “C”, além da Praça de Alimentação anexa ao Bloco A, totalizando 277 pontos de Comercialização.
O Bloco A, com 1.470 m², é voltado ao artesanato, com 12 pontos de comercialização e engloba também a área da administração, a qual inclui dois espaços destinados a unidades bancárias, além de seis salas administrativas. Anexa ao Bloco “A”, a Praça de Alimentação possui 08 pontos de comercialização em 867 m². Ao todo, são 2.337,48 m² que compreendem o Bloco A.
Fotos: Joel Luiz