Luciano Bispo conta sua trajetória de vida no “Sala Parlamentar”

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), foi entrevistado, nessa segunda-feira (24), durante o programa “Sala Parlamentar” da TV Alese, quando fez um relato sobre sua trajetória de vida, antes mesmo de iniciar sua carreira política. Luciano falou da relação familiar, dos desafios de sua infância até ser convidado a disputar uma eleição, destacou as realizações durante os quatro mandatos enquanto prefeito de Itabaiana, enumerando mais de 600 obras, registrando ainda a experiência de voltar à Alese e presidir o parlamento.

Ao iniciar o relato sobre sua trajetória de vida, Luciano Bispo enfatizou a honestidade de seus pais, Zezé de Bevenuto e Mariazinha. “Eu venho de uma família simples, mas que conseguiu ter uma condição financeira boa graças ao trabalho de meu pai e de minha mãe que, inclusive, não suportavam a política. Minha mãe morreu pedindo para eu me afastar da vida pública. Em seu sepultamento, o então governador Marcelo Déda (in memoriam) ficou até surpreso a me ver pedindo perdão a ela”.

Luciano externou sua gratidão aos seus familiares, amigos e ao povo de Itabaiana que sempre lhe estimularam a seguir na vida pública. Aos 63 anos, o deputado recordou-se da adolescência, quando dividia os estudos com a venda de chinelas, ressaltando que “minha mãe era muito exigente e meu pai tinha a teoria que os filhos precisavam trabalhar. Vendi chinelas em Itabaiana, Carira, Campo do Brito e Bebedouro (Coronel João Sá/BA). O povo de Itabaiana cresce muito porque lá todo mundo trabalha desde cedo e não tem horário e nem domingo. Eu fui criado aprendendo a trabalhar”.

O presidente da Alese ainda enfatizou o relacionamento harmonioso que mantém até hoje com seus irmãos, destacando que “Arnaldo (Bispo) é a nossa cabeça pensante, o mais centrado. Já Roberto (Bispo) me acompanha na vida pública desde o meu primeiro mandato. É um executivo muito competente e que é bem sucedido em tudo o que faz. Temos nossas discussões, mas no outro dia seguimos juntos e afinados como sempre”, destacou.

Política

Em seguida, Luciano Bispo contou sobre o início de sua trajetória política, enfatizando os períodos das ditaduras de Euclides Paes Mendonça e de Chico de Miguel em Itabaiana. “O município sofria muito e eu fiz muito por aquela gente. Tanto que me elegeram prefeito por quatro vezes. Enquanto presidente da Associação Atlética fui convidado para ser candidato pelo vereador João Patola. Nunca pensei nisso e me chamaram faltando 45 dias. Fui candidato com o apoio de Augusto Franco, mas infelizmente ele não pode ir ao comício em 1982. Se tivesse ido eu tinha ganho aquela eleição”.

Derrotado no pleito, Luciano contou que seus adversários celebraram colocando “jeguinhos” na porta da residência de sua família. “Eu voltei ao local da apuração e disse que perderia aquela, mas que venceria na próxima. Montei uma prefeitura paralela, com atendimento médico e assistência social. Dediquei-me intensamente até conquistarmos a maior vitória da história de Itabaiana até então. Depois fui eleito mais três vezes prefeito e duas vezes deputado estadual”.

Itabaiana

Luciano Bispo enfatizou o sucesso de suas gestões municipais destacando mais de 600 obras em Itabaiana. “Ninguém fez tanto pela cidade quanto eu. Em 1989 nós iniciamos fazendo o calçamento de ruas com rede de esgoto. A cada 45 dias da gestão nós tínhamos uma sala de aula nova. O Mercado nós construímos, todas as creches e na Saúde nós deixamos nossa marca com uma gestão humana de Roberto Bispo. Sem ódio, com progresso e a liberdade. Esta é a minha maior obra!”.

“Até hoje buscamos junto ao Governo do Estado obras estruturantes como o Ginásio de Esporte, a nova Ceasa, a rede de esgoto e a estrada que liga Itabaiana a Itaporanga. Atualmente o governo tem R$ 200 milhões em obras no município e eu cobrando mais. Sou um apaixonado por aquela gente. Eu faço política porque eu gosto e tenho orgulho em ser político”, pontuou o deputado estadual.

Alese

Sobre seu retorno à Assembleia Legislativa, Luciano Bispo disse que “eu agradeço ao povo de Itabaiana que me confiou mais um mandato de deputado e aos meus colegas que me confiaram à presidência. Recebi um telefonema do também deputado Luiz Mitidieri (PSD) me chamando para uma conversa. Eu sabia que se tratava da presidência, mas não esperava que eu fosse o escolhido. Conversei com o governador Jackson Barreto e meu nome teve a aprovação de Rosalvo Alexandre (in memoriam)”.

Luciano disse que daí em diante começou a visitar e conversar com os colegas. “Voltei ao governador e fui buscar o aval dele após ter o apoio da maioria dos deputados e acabei sendo eleito. Acredito que tenho a aprovação dos colegas, que me elogiam pela correção e sinceridade, pela amizade e por receber a todos muito bem. No plenário cada um defende sua ideologia, seus pensamentos”.

Por fim, Luciano Bispo tratou da relação harmoniosa que mantém com os servidores efetivos. “Percebi quando chegamos o pleito dos funcionários e, mediante um estudo sobre as finanças da Casa, vi que havia condições de prestigiá-los com algumas melhorias. E sinto a gratidão deles”, disse, acrescentando que “conversando com o sindicato nós chegamos a um consenso por um concurso público, fizemos um estudo e vamos discutir agora em agosto, para lançarmos ainda este ano”.

“Antes de concluir que destacar o novo momento da TV Alese, que conseguimos implantá-la em sinal aberto. Hoje a divulgação dos trabalhos da Casa é ampla e chega bem em todos os veículos. Democratizamos a verba de publicidade e eu reconheço o esforço do diretor de Comunicação, Marcos Aurélio, de todos que fazem a TV Alese e a Agência de Notícias”, completou.

Da Agência de Notícias Alese

Foto: Jadílson Simões