Livro para músicos é lançado na Escola do Legislativo

19/4/2022

Por Júnior Matos/Alese

Intitulado ‘Scat Singing para Guitarristas e Violonistas’, o livro de autoria do músico e professor Saulo Ferreira foi lançado na noite da última terça-feira (19) na Escola do Legislativo (Elese) Deputado João Seixas Doria. A publicação, a primeira do artista, foi construída durante a trajetória em música (graduação, especialização e mestrado em Música) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O livro conta com uma proposta pedagógica baseada na percepção musical e em sua correlação com a performance aos instrumentos. “ Todo conteúdo do livro foi buscando facilitar o entendimento sobre a música. O maior desafio foi fazer fusão de duas áreas muito difundidas no mundo que são o estudo da percepção musical e a prática do instrumento de forma metodológica”, explicou o músico Saulo Ferreira.

Apesar de ser voltada para guitarristas e violonistas, a obra escrita por Saulo Ferreira também pode ser fonte de pesquisa para estudantes e professores de música. “ Pelas experiências que tive, eu resolvi escrever um conteúdo voltado para esses instrumentos. Mas, quando se pensa em percepção musical, o livro pode ser sim aplicado aos outros equipamentos como contrabaixo, piano, entre outros. Acredito que a ideia é a fusão da voz com o instrumento musical”, analisou.]

Diretor de Comunicação da Alese Irineu fontes

Espaço Cultural

O diretor de comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) Irineu Fontes destacou a importância do espaço cultural aberto na Elese como forma de divulgar as artes e a cultura sergipana. “A Assembleia Legislativa tem um trabalho voltado para o povo sergipano. Na Escola do Legislativo realizamos trabalhos que beneficiam à população e ainda trazemos pessoas que tem talento e querem mostrá-lo para a sociedade. Saulo Ferreira é um músico que tem seu talento reconhecido no Brasil e no mundo além de ser um educador. Por isso, a importância de realizar aqui eventos como o lançamento deste livro”, ressaltou Irineu.

Referências

Saulo Ferreira conta ainda que iniciou na música aos 14 anos de idade por influência do irmão mais velho que tocava violão. Aos 15, ele começou a ter acesso a grandes obras de músicos de jazz e também guitarristas, baixistas foi quando desenvolveu ações na música de forma autodidata. Mais tarde começou a pesquisar mais e estudar sobre música. “Eu ficava muito impressionado com aquelas músicas e queria trazer aquilo tudo para a minha performance . Através de pesquisas na minha trajetória acadêmica, essa proposta metodológica se tornou o livro que está sendo lançado hoje”, destacou.

A mãe de Saulo Ferreira, a aposentada Maria Lenildes Ferreira conta que desde criança, Ferreira já demonstrava interesse pela área musical. “ Ele começou pelo violão e pouco tempo depois já queria tocar outros instrumentos. Cursar a graduação em Música na UFS foi a realização de um sonho para ele”, declarou.

Felipe Moura é aluno de Saulo Ferreira desde o ano de 2015, ele falou emocionado que o músico se tornou uma grande referência para ele. “ Saulo tem o dom de ensinar sobre música . Com seu grande coração ele nos faz entender e senti-la”.

Outro aluno do músico Saulo Ferreira é o empresário Fernando Carvalho. Ele defendeu a metodologia adotada por Saulo como de fácil absorção para o aprendizado. “Através da sua metodologia, é possível avançar nos ritmos e aprender sobre a música com mais facilidade”.

Maria Lenildes Ferreira mãe do músico e professor