Literatura: ‘Aracaju Costumes e Festas Populares’ é lançado na Elese

Publicada: 31/08/2022 às 8:59

Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese

Foi lançado na tarde desta terça-feira, 30 de agosto, o livro ‘Aracaju Costumes e Festas Populares’ do autor Alberto Barreto, através da roda de conversa baseada no projeto “Encontro com o Autor Sergipano”. O evento aconteceu na Biblioteca Marcelo Déda – Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória (Elese). Elementos do folclore, festas populares e fatos históricos que marcaram a cultura do povo sergipano compõem o conteúdo do livro que integra a partir de então, o acervo do local com a doação viabilizada pelo autor. 

“É um apanhado histórico das festas folclóricas, cultura, costumes e atos religiosos que aconteciam na capital sergipana na década de 50 e 60. O estudo partiu de uma curiosidade de onde poderiam ter surgido algumas festividades e manifestações folclóricas além disso, apresenta uma parte musical do modalismo e a influência na atuação de Luiz Gonzaga e outras situações”, declarou Alberto Barreto que não escondeu a satisfação em sua estreia no projeto.

De acordo com o coordenador de Projetos Especiais da Escola do Legislativo, Arivaldo Chagas, a iniciativa é um fomento para a criação literária. “O encontro é um estímulo às artes e a imersão de conhecimento pautado no conteúdo que as obras são desenvolvidas e discutidas. É gratificante conhecer toda a inspiração do autor e neste caso foi a nossa cultura”, disse.

Os participantes conheceram a inspiração e detalhes do livro

O coordenador da Biblioteca da Elese, Celson Iris da Silva, relatou a respeito do projeto e a contribuição no segmento cultural. “O projeto possibilita um momento especial entre o autor e os leitores, ou seja, fazemos a ponte entre o produtor e o consumidor da informação neste espaço dedicado à literatura. O livro em destaque é um material muito bem escrito e rico em detalhes a respeito dos costumes e festas populares, algo que contribui consideravelmente com o nosso acervo”, argumentou o biblioteconomista.

Ato oficial da doação do livro para a Biblioteca da Elese

A escritora, assessora de Cultura da Escola do Legislativo e responsável pelo projeto, Vera Vilar, enaltece a pesquisa grandiosa do livro. “Um estudo de 10 anos é algo grandioso e muito especial. É o primeiro livro que vejo com essa temática tão detalhada e desenvolvida pelo autor que celebra a plenitude dos seus 80 anos.  Alberto Barreto compartilhou seu vasto conhecimento em diversas áreas e esse é o objetivo da roda de conversa, pois permite estreitar relações entre o autor, leitores e convidados mediante a obra lançada”, esclarece.

Vera Vilar abordou a grandiosidade cultural da obra

Convidados

O contador e folclorista Carlos Augusto Rezende fez questão de prestigiar o evento e citou a admiração pelo escritor. “Desfrutamos de uma amizade por mais de 30 anos e acompanhei inclusive, a elaboração da obra. Trata-se de um entusiasta da vida, da cultura e mesmo com grandes barreiras no processo de pesquisa (material do segmento) ele conseguiu reunir em um livro informações tão ricas junto com ilustrações e transformou esse sonho em realidade. Parabenizo o autor pelo momento sublime, já que um livro é produto eternizado”, enfatizou.

O convidado Carlos Augusto Rezende fez questão de prestigiar o lançamento

Sobre o escritor

José Alberto Pereira Barreto é natural do município de Nossa Senhora do Socorro. Eletrotécnico, licenciado em História e Música pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pós graduado em Gerência e Tecnologia da Qualidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. É Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e foi condecorado pelo Ministério da Educação com a medalha Nilo Peçanha, quando Diretor da Escola Técnica de Sergipe, onde também lecionou. Autor do livro biográfico sobre Marcos Ferreira de Jesus- político, administrador e maçon. Além disso, possui crônicas publicadas em jornais. Teve experiências técnicas e gerenciais na Empresa Energética de Sergipe- ENERGIPE, onde trabalhou.

Fotos: Joel Luiz

Outras notícias para você