Linda reforça apoio às/aos trabalhadoras/res da Deso e celebra demissão dos policiais envolvidos no assassinato de Genivaldo

Por Assessoria Parlamentar

No Dia Nacional de Luta em Defesa do Saneamento Público, a deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil (Psol), utilizou a tribuna para se solidarizar com os sindicatos e trabalhadores da Companhia de Saneamento Público de Sergipe, que paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira, 15, com a finalidade de reforçar  à população sobre as consequências da privatização do saneamento público.

“Estive hoje de manhã lá na Deso, colocando a minha Mandata à disposição  de todas as servidoras/res, funcionárias/rios dessa instituição tão importante para o nosso saneamento público. E também nos somando à luta  em defesa da Deso como uma empresa estatal. Não podemos aceitar que esse projeto de privatização seja consolidado. Água não é mercadoria”, destacou a deputada.

Nesta terça-feira, trabalhadoras/res de várias partes do país pararam em defesa das empresas públicas de saneamento. Foram registrados diversos atos e panfletagens em frente às sedes das empresas nos estados e postos de atendimento ao público. “O ato que aconteceu hoje, 15 de agosto, Dia Nacional de Luta em Defesa do Saneamento Público, tem a finalidade de criar a Frente Parlamentar mista em defesa do saneamento público, que vai ser lançada oficialmente hoje a tarde, na Câmara dos Deputados, em Brasília, em ato que contará com debate sobre a importância das empresas públicas do saneamento e a reestatização da Eletrobras, uma empresa estratégica para a soberania energética nacional, assim como para o controle da questão hídrica, ou seja, dos nossos rios e represas”, pontuou.

Caso Genivaldo

Ainda na sessão, a deputada comemorou a decisão do ministro da Justiça, Flávio Dino, em assinar a demissão dos três agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) envolvidos no assassinato de Genivaldo de Jesus Santos, asfixiado por gases tóxicos dentro de uma viatura em maio do ano passado. Outros dois policiais foram suspensos.

No ano passado, a deputada Linda Brasil e a deputada federal Erika Hilton (PSOL/SP) enviaram um Apelo Urgente ao Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU para que a entidade acompanhasse as investigações e averiguasse a conduta da PRF em possível acobertamento do ocorrido.

“Eu e a deputada federal Erika Hilton, em uma ação conjunta das nossas mandatas, denunciamos o caso na ONU, como forma de pressionar as autoridades brasileiras para que a justiça fosse feita, em memória de Genivaldo e respeito à família. Além de denunciar a violência policial e o racismo institucional normalizado em nosso país. A gente precisa relembrar que os agentes de segurança pública devem tratar a segurança como uma prevenção e não podem ser usados como instrumento de violência contra a nossa população. Parabéns, Flávio Dino “, comemorou a deputada.

Foto: Joel Luiz