Linda destaca professores e demonstra preocupação com o futuro da Deso

Por Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese

Em pronunciamento na sessão do Pequeno Expediente desta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a deputada Linda Brasil (Psol) revelou que está indicando o nome da Professora Edinalva da Silva Mendes para receber o Título de Cidadania Sergipana. Natural dos povos originários, da tribo Tupinambá, Edi Serigy é militante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe (Sintese), e a primeira educadora indígena a assumir uma vaga no Conselho Estadual de Educação (CEE). A parlamentar enalteceu ainda que no próximo dia 16 haverá Sessão Especial em homenagem aos educadores sergipanos.

“Muito me orgulha poder indicar o nome da querida e Edilma Mendes, conhecida como Edi Serigy. Uma nobre educadora que milita no Sintese em prol da manutenção dos direitos trabalhistas, se doa pela Educação pública de qualidade, e que é responsável por ter assumido pela primeira vez a função de membro do Conselho Estadual de Educação”, destacou Linda Brasil. Sobre a aproximação do Dia dos Professores – no próximo domingo (15) –, a parlamentar informou que desde o início da semana passada tem participado de atividades alusivas à data. Linda reverenciou, ainda, a presença de crianças e adolescentes, estudantes da rede municipal de Educação no município de Maruim.

“É dever do Parlamento fortalecer a democracia e desenvolver atividades cidadãs; parabéns para a Escola do Legislativo que realiza em mais uma oportunidade o projeto ‘Visita à Casa do Povo’. Receber estas crianças e adolescentes da rede municipal de Maruim me deixa muito satisfeita. Neste mês de outubro, de ampla dedicação aos educadores, na próxima segunda-feira (16) estaremos realizando um Sessão Especial para valorizar estes profissionais que promovem o debate social, a diversidade, a cultura, os direitos humanos e, sobretudo, a justiça social em nosso país”, completou a deputada.

Privatização

De volta à Tribuna – desta vez durante o Grande Expediente -, Linda Brasil demonstrou inquietação sobre um possível processo de demissão de profissionais da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). O caso foi denunciado pela direção do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisan). Com base no comunicado oficial compartilhado pela entidade sindical, a deputada declarou que, caso o processo de reestruturação administrativa seja concluído, cerca de mil trabalhadores podem ser dispensados. Linda Brasil denunciou que servidores estão ficando doentes em virtude deste cenário, apontado pela parlamentar como: ‘de instabilidade’.

“Servidores estão procurando ajuda parlamentar porque estão aflitos, doentes, por causa dessa situação a qual já havíamos apresentado em momentos anteriores. Intitulado ‘Estruturação de Projeto de Participação Privada para a Universalização da Prestação de Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário no Estado de Sergipe’ – que faz parte dos estudos encomendados pelo Governo do Estado ao BNDES, o ato tem o propósito de abrir as portas da DESO para o capital privado, sob a alegação de universalizar o saneamento básico”, discursou a deputada com base na nota pública.

Fotos: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese