Linda Brasil será homenageada com o Troféu Cidadania e Direitos Humanos

Por Assessoria Parlamentar

A deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil (Psol), receberá nesta sexta-feira, 01, na cidade de Lauro de Freitas, região Metropolitana de Salvador, o troféu ‘Cidadania e Direitos Humanos Moema Gramacho’. A homenagem é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (Sepadhir), por meio do Departamento LGBTQIA+ da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas.

A honraria é voltada para artistas, personalidades, entidades públicas e privadas que se destacaram por suas relevantes contribuições à diversidade cultural LGBTQIA+, promovendo a criação de climas favoráveis para o fortalecimento da democracia na Bahia e no Brasil.

Linda é professora de formação, mestra em Educação, e em 2021 se tornou a primeira mulher trans a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Aracaju com 5.773 votos, sendo a candidata mais bem votada no pleito. Em 2022, mais uma quebra de paradigmas ao ser eleita a primeira mulher trans deputada estadual de Sergipe, com 28.704 votos.

Em julho deste ano, a deputada foi uma das representantes do Brasil no 6º Encontro de Lideranças políticas LGBTI das Américas e do Caribe, que aconteceu na Cidade do México. Linda foi protagonista de debates pela construção dos direitos LGBTQIA+. Mais recente, no mês de agosto, a parlamentar participou do 1ª Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Defensoras dos Direitos Humanos, que aconteceu na cidade de Serra, no Espírito Santo. A deputada compartilhou as ações estratégicas que a mandata tem realizado no estado de Sergipe e de que forma vem contribuindo para uma democracia sem discriminação.

Dentro da programação de homenagens desta sexta-feira, Linda Brasil visitará o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia (CPDD-LGBT), um equipamento do Governo Estadual que promove e defende os direitos da população LGBTQIAPN+. O Centro oferta serviços como o acolhimento, orientação psicossocial e jurídica, encaminhamentos à rede de serviços diversos, como saúde e assistência social, e também atua na articulação com outras estruturas estaduais e municipais em questões de educação, qualificação e empregabilidade do público LGBTQIA+.

Foto: Divulgação Ascom