logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Linda Brasil se solidariza com professores e servidores da Deso

Durante pronunciamento na Sessão Plenária desta terça-feira (19), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a deputada Linda Brasil (PSOL), se solidarizou com os profissionais do Magistério que estão em vigília até a próxima quinta-feira (21). A parlamentar também se solidarizou com os funcionários da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), em luta contra a possibilidade de privatização da estatal.

 

Linda Brasil também pediu agilidade no envio de projetos

“Estamos aqui para nos solidarizar com os professores e professoras que estão em vigília até o próximo dia 21, quando será votado o projeto que garante o pagamento do abono da categoria. Eles reivindicam que em janeiro possam ter reabertas as discussões e em fevereiro, tenha um projeto que contemple a valorização da carreira para esses profissionais tão importantes para a sociedade”, observa Linda Brasil.

 

“Também me solidarizo com os servidores e servidoras da Deso, que ontem fizeram uma reivindicação na Biblioteca Pública Epifâneo Dórea,  contra a decisão de colocar todas as microregiões do nosso estado numa só, o que será um passo para a privatização da Deso e como foi dito lá por eles, a água não é mercadoria e não é privatizando que vai resolver os problemas. Hoje estivemos na sede do sindicato da categoria, participando do lançamento da Frente em Defesa da Deso. Quero demonstrar a minha solidariedade e dizer que ontem não ocorreu a audiência pública como estava prevista, pois não é possível que seja validade uma audiência pública sem a participação popular e sem um debate, desrespeitando os municípios que fazem parte das microregiões”, entende a deputada.

 

Projetos

 

Deputado Georgeo Passos

Linda Brasil falou ainda sobre a necessidade de um projetos chegarem à Alese com tempo para serem analisados e votados. “Já conversei com  o presidente desta Casa e com a diretoria da Mesa sobre a forma como os projetos chegam. É muito importante que Mitidieri respeite essa Casa porque nos quase 11 meses que estamos aqui, todos os projetos chegam sempre em caráter de urgência. Por que não fazer um estudo antes e nós deputados e deputadas não ter um prazo para gente discutir e avaliar. Por que esse desrespeito com a Casa Legislativa. Aqui é um poder independente e eu falo isso para fortalecer pois lutamos muito para estarmos aqui, fazendo jus para fiscalizar o Poder Executivo. Não podemos ficar reféns a tudo que for imposto”, enfatiza.

 

Os deputados Georgeo Passos (Cidadania) e Marcos Oliveira (PL) também falaram sobre a importância da audiência pública.

 

“Ontem juntamente com a deputada Linda Brasil estivemos na Biblioteca Epifâneo Dórea quando pudemos testemunhar que a audiência pública envolvendo a temática da privatização da Deso, não existiu. O governo deixou a desejar no quesito da organização e divulgação deixando claro que não quer debater com a sociedade um tema tão importante quanto a privatização da Deso. Hoje pela manhã estive com a colega Linda Brasil, os deputados Marcos Oliveira, Paulo Júnior e Chico do Correio, na sede do Sindisan para o lançamento da Frente em Defesa da Deso Pública. Sabemos que os serviços precisam ser melhorados, mas não é privatizando a empresa que vamos resolver”, afirma Georgeo Passos.

 

Deputado Marcos Oliveira

“Quero fazer um reconhecimento. Esse é o governo da inovação, que promove uma audiência pública sem público, o que não tem precedentes. Na história desse estado e de canto nenhum do mundo, se faz uma audiência pública sem a presença do público, para tratar de cinco microregiões importantíssimas para o saneamento básico de Sergipe e para a distribuição de água, até porque foi discutida em cada região, as suas necessidades. Outra inovação: para fazer uso da palavra, teria que se inscrever em um link até a semana passada. Infelizmente a gente aqui está fazendo um processo democrático às avessas pois uma audiência pública consiste na participação de quem chegar, pedir a palavra e colocar o ponto de vista. Estamos aqui para dizer ao povo e à justiça sergipana, que não ocorreu a audiência pública”, ressalta o deputado Marcos Oliveira.

 

Foto: Jadilson Simões/Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo