logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Linda Brasil se solidariza à liderança quilombola ameaçada de morte em Sergipe

Por Assessoria Parlamentar

Em mais uma de suas firmes defesas pelo reconhecimento das comunidades tradicionais, a deputada estadual Linda Brasil (Psol), durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quinta-feira, 23, registrou sua indignação às ameaças de morte a Maria Izaltina, liderança quilombola, dias após o Governo Federal ter reconhecido as terras quilombolas de Brejão dos Negros, em Brejo Grande. A parlamentar cobrou dos governos, com urgência, medidas de proteção às vidas das lideranças das comunidades tradicionais no estado.
 
“É urgente que tanto o Governo do Estado, quanto o Governo Federal, através dos órgãos de proteção aos defensores e defensoras de direitos humanos, garantam o direito à vida de Izaltina e de outras lideranças quilombolas que hoje também estão sob ameaça, e a proteção às comunidades tradicionais. Não podemos aceitar que essas cidadãs e cidadãos vivam sob ameaças, pressão e, muito menos, que tenham suas vidas em risco. É muito revoltante”, exclamou Linda Brasil.
 
A deputada reforçou que as ameaças são fruto de um conflito territorial e que envolvem diversos setores numa tentativa de dominação desses territórios. “Nesses conflitos estão autoridades, construtoras, carcinicultores e fazendeiros da região. Territórios que, como o do Brejão dos Negros, ajudam a preservar o meio ambiente, a cultura e a história do seu povo. Não podemos aceitar que as lideranças dessas comunidades vivam com o sentimento de medo, perseguição, e vulneráveis a situações que coloquem suas vidas em risco”, disse.
 
Crítica ao Governador
 
Em seu pronunciamento, a Linda relembrou as falas do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), durante entrevista no início do ano, em que definiu essas comunidades como ‘verdadeiro atraso para a economia do estado’. “Nessa entrevista concedida pelo governador, ele ataca os territórios quilombolas, alegando que são um atraso ao desenvolvimento econômico da região. Isso foi muito grave, especialmente porque engrossa as fileiras daqueles que atacam o território quilombola e seu povo. Toda minha solidariedade!”, manifestou a parlamentar sergipana.
 
Foto: Joel Luiz/ Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo