Linda Brasil ressalta debate em escola de Estância sobre a importância da vida

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

Durante pronunciamento na Sessão Plenária desta quinta-feira (14), a deputada Linda Brasil (PSOL), falou sobre um evento realizado no Colégio Estadual Arabela Ribeiro, localizada no município de Estância, sobre a importância da Campanha Setembro Amarelo – voltada para a prevenção ao suicídio.

“Eu fui convidada para participar ontem (13), de uma atividade que os alunos desenvolveram sobre o Setembro Amarelo, com o tema: ‘Todas as vidas importam’, e a minha fala foi justamente trazer uma reflexão e algumas informações sobre as consequências do bullying, do preconceito, da discriminação para as pessoas LGBTQIA+”, afirma.

Linda Brasil informou que estudos de uma ONG internacional denominada National Gay and Lesbian Task Force, mostram que 41% das pessoas trans, tentaram suicídio nos Estados Unidos. “Enquanto a população cisgênera, que não é trans, tem um percentual de 1,2%, então, o que levam essas pessoas a tentarem o suicídio não é o fato de serem trans. A questão é a violência, o preconceito, o estigma, o estereótipo. Para que a gente possa diminuir essa sofrimento que ocorre no ambiente familiar e escolar, a gente precisa levar informação sobre o assunto. Esses debates em escolas são muito importantes porque salvam vidas”, entende.

A parlamentar destacou que o Departamento de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Minas Gerais revelou que 85,7% dos homens trans já pensaram em tirar a própria vida ou tentaram cometer o ato. “A maioria desses homens trans eram pretos ou pardos; existe também a questão da cor em que o racismo potencializa o sofrimento”, alerta.

Estrutura da escola

A deputada falou ainda sobre a situação da estrutura do estabelecimento de ensino visitado em Estância. “A escola não dispõe de uma quadra esportiva, e, pasmem, o terreno foi comprado no governo de Jackson Barreto e até hoje não foi construída a quadra. Além disso, percebemos várias situações precárias comprometendo a segurança da comunidade escolar, como pisos irregulares, paredes rachadas, fossas danificadas e uma parte do muro com um buraco, servindo de entrada para animais de um sítio vizinho, apresentando riscos de desabamento. Apesar da Secretaria de Educação do Estado ter sido notificada, até hoje não foi feita nada. Vamos fazer uma Indicação para que essa situação seja resolvida o mais rápido possível no Colégio Arabela Ribeiro”, complementou Linda Brasil.

Foto: Jadilson Simões/Alese