logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Linda Brasil repercute denúncia contra ex-presidente Bolsonaro

A deputada Linda Brasil (Psol), repercutiu na Sessão Plenária desta quarta-feira (19) na Assembleia Legislativade Sergipe (Alese), a denúncia formal apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF), contra o ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL). 

“O ex-presidente Jair Bolsonaro e um grupo de aliados foram denunciados por tentativa de golpe de estado em 2022. O documento aponta que o ex-presidente liderou uma organização criminosa que praticou atos nocivos contra a democracia e tinha um ‘projeto autoritário de poder’. Quando a denúncia for aceita, Bolsonaro se tornará réu e responderá a um processo penal no STF, podendo ser condenado por diversos crimes, considerando que ele liderou organização de tentativa do golpe, foi ele quem editou minuta de decreto golpista e pressionou militares, mandou monitorar o ministro Alexandre de Moraes, apoiou a acampamentos golpistas, sabia e concordou com plano para matar Lula, interferiu no relatório sobre urnas eletrônicas”, destaca.

Linda Brasil enfatizou que o ex-presidente não estava sozinho. “A PGR identificou que a tentativa de golpe foi conduzida por um núcleo central dentro da organização criminosa. Entre os principais nomes envolvidos, além de Bolsonaro, estão: Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin e deputado federal, Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha, Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Paulo Sérgio Nogueira, ex-comandante do Exército, Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e ex-vice na chapa de Bolsonaro, Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Ou seja, quase todo o primeiro escalão do governo do ex-presidente, quase todos militares de alta patente. 
A punição tem que ser exemplar. Lugar de golpista é na cadeia”, ressalta a parlamentar. 

Servidores de Canindé

A deputada lamentou que desde setembro do ano passado, servidores e servidoras públicas municipais de Canindé do São Francisco vivem uma situação preocupante, com o atraso de seus salários, mesmo com denúncia feita no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE).

“Sabemos que a dívida foi deixada pela gestão passada, mas é preciso que o atual prefeito, Machadinho (União Brasil), se empenhe mais para resolver esse problema que tem adoecido boa parte das servidoras e dos servidores públicos do município. O presidente do sindicato, José Adailton de Souza, informou que a gestão atual ainda não conseguiu pagar nem os salários do mês de dezembro de 2024. Logo no início do ano vi muitos prefeitos eleitos reclamando da situação em que as prefeituras foram deixadas, por isso, reforço o papel dos órgãos de fiscalização e de justiça, para garantir os direitos das e dos trabalhadores em meio a impasses desse tipo, porque a população não pode continuar sendo prejudicada”, afirma.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo