logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Linda Brasil reforça importância de consciência política da comunidade LGBTQIA+ para transformação política no país

Por Assessoria Parlamentar

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desta terça-feira, 4, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) repercutiu o ato histórico da 28ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo, a maior da América Latina, que, neste ano, trouxe como tema “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo: Vote Consciente por Direitos da População LGBT+”. Na ocasião, que também foi o primeiro discurso da parlamentar no Mês do Orgulho LGBTQIA+, Linda reforçou a urgência de um maior engajamento e de conscientização política por parte da comunidade com o objetivo de ampliar suas representações nos poderes Legislativo e Executivo.

Em seu pronunciamento, a deputada ressaltou a importância do tema escolhido para a Parada de São Paulo deste ano, afirmando que ele reflete a necessidade de uma mudança profunda no cenário político brasileiro. “Estamos em um momento crítico da nossa história, onde a negligência e o retrocesso no legislativo ameaçam os direitos conquistados pela população LGBTQIA+ e outros grupos minoritários. É vital que a sociedade compreenda a importância de votar conscientemente, escolhendo representantes que realmente defendam nossos direitos e promovam políticas públicas afirmativas”, declarou Linda Brasil.

Ela enfatizou que a luta por um sistema legislativo inclusivo, que valorize a diversidade e a equidade, é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa. “Precisamos de um legislativo que reflita os valores democráticos da nossa sociedade, onde todas, todos e todes tenham voz e vez. Nossa maior luta é, sem dúvida, garantir uma sociedade mais justa e inclusiva para todas, todos e todes”, reforçou.

Retomada das Cores Nacionais pela Comunidade LGBTQIA+

Linda Brasil também abordou o simbolismo da retomada das cores verde e amarelo pela comunidade LGBTQIA+, desde o show de Madonna ao lado de Pabllo Vittar. “Infelizmente, desde 2018, a extrema-direita, representada pelo ex-presidente fascista, se apropriou da nossa bandeira, alegando patriotismo enquanto, na verdade, promovia um projeto entreguista das maiores riquezas do nosso país aos Estados Unidos. Quem realmente defende nosso país e as demandas do nosso povo são os movimentos sociais brasileiros, incluindo a população LGBTQIA+. Por isso, vestir o verde e amarelo, junto com todas as cores do nosso orgulho, teve uma simbologia tão importante. No país que mais mata pessoas LGBTQIA+, levantaremos bem alto a defesa do nosso país, por um Brasil de todas as cores”, afirmou.

Atuação Legislativa e Defesa dos Direitos Humanos

A deputada destacou o trabalho de sua mandata na defesa dos direitos humanos, mencionando os 53 Projetos de Lei protocolados e as 8 leis aprovadas, incluindo a Lei 9.277, que institui o Dia Estadual de Combate à LGBTfobia. “Todos os nossos projetos de lei não são ‘ciscentrados’ e sempre contemplam a população trans e as demais sexualidades, com uma atuação interseccional”, explicou Linda Brasil.

Representação Política

Linda Brasil reforçou a necessidade de uma representação legislativa inclusiva e diversa, comprometida com a defesa dos direitos humanos e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. “É essencial que todas, todos e todes estejam conscientes da importância da luta para que o sistema legislativo tenha inclusão, diversidade e equidade. Precisamos de representantes que defendam perspectivas diversas e políticas que reflitam os valores democráticos da sociedade. Nossa maior luta é, com certeza, garantir uma sociedade mais justa e inclusiva para todas, todos e todes”, concluiu Linda Brasil.

Foto: Joel Luiz/Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo