No decorrer das sessões do Pequeno e do Grande Expediente desta quarta-feira (10), a deputada Linda Brasil (Psol) reverenciou o ato público coordenado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), em parceria direta com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese). Servidores públicos ocuparam parte da Praça Fausto Cardoso, em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), com a finalidade de buscar o apoio dos parlamentares para garantir a devolução dos 14% de desconto procedidos no período de abril de 2020 a junho de 2022. Líder da bancada de oposição, Linda Brasil defendeu a mobilização da Casa Legislativa em prol do conjunto de reivindicações.
“Esse confisco denunciado pelos trabalhadores custou em média R$ 900 por mês para cada aposentado do magistério. Para compreender melhor as pautas dos professores e professoras, antes de iniciar as atividades aqui na Alese, fiz questão de ir até os manifestantes e conversar. É preciso que os deputados e deputadas se unam para pressionar o governador Fábio Mitidieri, ao ponto que ele cumpra o que foi prometido e pague esse confisco que aconteceu por mais de dois anos”, destacou. Paralelo a este repasse, a classe trabalhadora reivindica reestabelecimento da carreira do magistério público de Sergipe, atualização do piso salarial, descongelamento do terço da Gratificação de Tempo Integral (Gati), e participação ativa nos conselhos estaduais.
Os profissionais da educação também solicitam apoio da 20ª Legislatura para a criação de novo concurso público, capaz de suprir a denunciada constante ausência de educadores nas unidades escolares. “Estive com os manifestantes na área externa e aproveito este momento para saudar o presidente do Sintese, Professor Roberto Silva, aqui presente nas galerias e a ex-deputada estadual Ana Lúcia, pessoas de luta e dedicação junto às pautas da Educação pública. É de fundamental importância que os professores e professoras sejam ouvidos, que os direitos sejam respeitados e que os problemas sejam solucionados. A participação da Alese é essencial; saibam que podem continuar contando com o nosso apoio”, afirmou Linda Brasil.
Conselho Pastoral
Convidada para se pronunciar na tribuna de honra durante o Grande Expediente, a deputada enalteceu a visita que realizou esta semana ao Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras do município de Poço Redondo, região do Alto Sertão Sergipano. Conforme denunciado pela parlamentar, direitos das comunidades estão sendo retirados e a Assembleia Legislativa precisa estar ciente dos problemas. “Ouvimos a população, conhecemos as questões que envolvem a vazão da barragem do São Francisco e estou aqui para reforçar a minha disposição em reforçar a luta pela manutenção dos direitos destas comunidades. Ouvimos os membros do Conselho Pastoral e reforçamos nosso comprometimento com as pautas”, completou.
Fotos: Jadilson Simões | Agência de Notícias Alese