Nesta segunda-feira, 3, durante retomada dos trabalhos na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a deputada estadual Linda Brasil (Psol) reafirmou seu compromisso com a defesa dos direitos da classe trabalhadora e a promoção de políticas públicas que garantam dignidade à população mais vulnerável. Após a sessão solene de posse dos membros da mesa diretora para o segundo biênio da 20ª legislatura, a parlamentar expressou preocupação com o pronunciamento realizado pelo governador Fábio Mitidieri na Casa Legislativa.
Segundo Linda Brasil, o discurso do governador não apresentou projetos efetivos para uma transformação social e indicou dados que não refletem a realidade de grande parte da população. “Foi apresentada uma perspectiva assistencialista, sem um projeto de desenvolvimento que seja capaz de promover melhorias efetivas para a qualidade de vida da população que mais precisa da atenção do poder público”, afirmou.
A deputada destacou que, em Sergipe, mais de 200 mil pessoas vivem em situação de vulnerabilidade social e miséria. “No que se refere à segurança pública, a realidade da população negra e periférica não condiz com o discurso do governo, que declara Sergipe como o estado mais seguro do Nordeste”, acrescentou.
A parlamentar também criticou a prática do governo estadual de enviar projetos à Alese para votação em caráter de urgência, o que, segundo ela, prejudica a devida apreciação das propostas. Ela defende que os projetos sejam encaminhados com a antecedência adequada para promover transparência e diálogo com a população.
“Vamos lutar para que o governo, ao enviar projetos para esta casa, faça com antecedência, para que a população possa saber o que está sendo debatido. Infelizmente, essa forma desrespeitosa de envio de projetos em caráter de urgência acaba prejudicando a apreciação. Espero que, com essa nova mesa diretora, possamos fortalecer o diálogo entre situação e oposição e com o governo, principalmente a Casa Civil, para que não haja essa forma impositiva e autoritária”, afirmou.
Perspectivas
Para os próximos dois anos da mandata, Linda Brasil enfatizou seu compromisso com os direitos da classe trabalhadora e com as políticas públicas voltadas às populações mais vulneráveis. “Continuaremos aqui, firmes e fortes, lutando enquanto oposição, para a defesa dos direitos da classe trabalhadora, pela garantia dos direitos humanos, assim como pela autonomia e independência do poder legislativo”, ressaltou.
Além disso, Linda Brasil apontou as questões ambientais como foco de sua atuação nos próximos anos. “Principalmente nesse período difícil de grandes impactos ocasionados pelas mudanças climáticas, precisamos de ações enérgicas. Investimento nas ações voltadas ao meio ambiente é fundamental para a garantia da vida e um futuro melhor para o nosso estado e nosso país”, concluiu.
Foto: Ascom| Deputada Linda Brasil
—