Por Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese
Durante sessão do Pequeno Expediente, realizada nesta terça-feira, 12, a deputada estadual Linda Brasil (Psol), protestou contra o curto prazo entre o ato de protocolo envolvendo projetos encaminhados pelo Poder Executivo Estadual, e a consecutiva apreciação no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). Conforme destacado pela parlamentar, na tarde desta segunda-feira, 11, o Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), apresentou projetos os quais tratam da Educação Infantil, de vasta importância na avaliação da deputada, mas que dispõem problematizações em seu texto. A votação destes projetos está prevista para ocorrer durante o dia de hoje.
“É preciso que haja respeito por parte da Seduc com esta Casa Legislativa. Um projeto desta representatividade foi encaminhada ontem, para já ser votada hoje, à toque de caixa. Fomos, deputadas e deputados, pegos de surpresa com esse anúncio de votação, uma vez que a previsão era o dia 21. Esse projeto discute temas de imensa representatividade, a exemplo da Educação Infantil e a Educação à Distância (EAD), mas não temos tempo para estudar cada item e discutir com a sociedade, em especial os professores. Vamos apresentar emendas para melhorar o texto antes de seguir para votação”, criticou Linda Brasil.
A deputada destacou ainda em seu discurso que a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), também pressiona a Alese para que estes projetos sejam retirados de pauta. “A nossa luta é para que este pedido das professoras e dos professores seja atendido por esta Casa [Legislativa], mas se isso não acontecer, vamos apresentar um conjunto de emendas que possam melhorar o texto inicial, por apresentar várias problematizações. Volto a dizer: para o bem geral, para que a Educação realmente possa avançar, é preciso que o Governo de Sergipe protocole os projetos de forma breve”, completou Linda Brasil.
Fotos: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese