Linda Brasil promove seminário para discutir o Poder da Comunicação na Formação da Opinião Pública

Por Assessoria Parlamentar

A mandata da deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil (Psol), realizou na última segunda-feira, 14, no auditório da Escola do Legislativo (Elese), um seminário que discutiu o Poder da Comunicação na Formação da Opinião Pública. O evento reuniu a comunidade, jornalistas, assessores da mandata e profissionais da comunicação.

“A nossa mandata realiza uma série de formações políticas, de conscientização sobre a importância de vários setores da sociedade, e a comunicação é fundamental tanto para a transparência, quanto para que a sociedade tenha acesso a tudo o que acontece, seja no poder Executivo, Legislativo, e, principalmente, em toda a nossa sociedade. Esse seminário serve tanto para que a nossa equipe esteja mais consciente da responsabilidade de fazer uma comunicação parlamentar, como também transmitir, de uma forma educativa, informativa, o que realmente acontece para que a população sergipana possa acompanhar o nosso trabalho”, destacou Linda Brasil.

A formação foi uma iniciativa do GT de Comunicação da mandata, que teve o objetivo de debater e pensar estratégias que ajudem a perceber como a comunicação se estabelece em estruturas de poder e de que forma podemos atuar para que ela seja uma ferramenta de defesa da democracia e de justiça social.

“Essa é uma formação que foi destinada, principalmente, para as membras e membros da mandata, mas foi aberta ao público também. O nosso GT de comunicação trabalha com uma comunicação popular, pedagógica, inclusiva e buscamos trazer mecanismos que incluam o máximo possível de pessoas nesse processo”, destacou o jornalista Pábulo Henrique, coordenador de comunicação da mandata.

O seminário teve uma mesa composta por Clécia Carla, jornalista e Mestra em Cultura, Economia e Políticas de Comunicação pela UFS; Magna Santa, radialista, Pós-Graduada em Jornalismo Econômico; e José Cristian Góes, jornalista e Doutor em Comunicação e Sociabilidade, que apresentaram contribuições importantes sobre os desafios da comunicação pública, o papel da televisão como um instrumento da democracia, o desafio do jornalismo no combate à desinformação, e a importância de uma comunicação simples.

“A comunicação pública não se resume apenas à transparência de dados e de informações. A comunicação pública é a defesa de uma linguagem simples, em um país onde a maior parte da população, infelizmente, não sabe interpretar a informação. Então esse é o maior desafio de nós comunicadores”, pontuou a jornalista Clécia Carla.

O jornalista e Doutor em Comunicação e Sociabilidade, Cristian Góes, destacou que “precisamos compreender que é possível fazer comunicação pública. Fazer comunicação pública implica, inclusive, em deixar o processo todo transparente, nada pode ficar escondido. A transparência é um processo vital e um outro aspecto é o controle social. Não existe comunicação pública sem controle social”.

Para a radialista Magna Santana, a deputada Linda Brasil teve uma iniciativa fantástica ao proporcionar um momento de discussão sobre a temática com os profissionais que atuam no mercado da comunicação. “Eu acho uma ideia e uma iniciativa fantástica, porque dá a oportunidade de um debate como esse com profissionais que atuam no mercado há muito tempo, na comunicação e em áreas até diversas. Essa é uma oportunidade de discutir a comunicação, a influência dela na sociedade, no cotidiano e como isso mexe com a vida da gente. Essa iniciativa da mandata, como uma parlamentar que representa a população e a sociedade, coloca na mesa um tema como esse é uma iniciativa fantástica”, destacou Magna Santana.

Foto: Ascom