logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Linda Brasil presta solidariedade à vítima de importunação sexual e cobra ações contra violência em SE

Por Assessoria Parlamentar

A deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil (Psol), usou a tribuna, nesta terça-feira, 30, para prestar solidariedade à mulher que foi vítima de importunação sexual, ontem, 29, no transporte público de Aracaju. O caso repercutiu após a vítima fazer uma live registrando e denunciando o ato, ao mesmo tempo em que pedia ajuda. O homem que cometeu o crime foi morto horas após o flagrante, por dois homens não identificados, segundo a Polícia Civil. A deputada cobrou mais responsabilidade do Estado no que se refere ao fortalecimento de políticas públicas de enfrentamento das violências contra as mulheres sergipanas, ao mesmo tempo em que repudiou qualquer tipo de barbárie.  

Em sua fala, a Linda Brasil lembrou que importunação sexual é crime e que qualquer pessoa que pratica deve responder pela via legal do sistema de justiça.“Nós, enquanto sociedade, devemos repudiar qualquer ato criminoso como esse, mas não nos deixemos enganar pelo discurso da manutenção de um ciclo de violência. Nada justifica a barbárie! Justiça é uma coisa, justiçamento é outra.  Me deixa muito mal ver tantas pessoas falando da morte como método ou escolha política. Ser anti-assédio ou anti-importunação sexual é também ensinar sobre a importância da educação sexual, gênero e diversidade nas escolas, para estimular a denúncia e combater o machismo estrutural”, frisou Linda.

A deputada registrou que, no início do ano, sua mandada protocolou um Projeto de Lei (PL), na Alese, que trata de um Protocolo de Segurança em Transportes Intermunicipais e dispõe sobre a implementação de protocolo de segurança para coibir e enfrentar violências sexuais no sistema de transporte rodoviário coletivo intermunicipal. Até o momento, o PL não foi pautado. “O Estado precisa encarar essa luta com seriedade, respeito e prioridade. Infelizmente, esta Casa ainda não pautou o nosso PL, que vai ajudar a proteger, orientar e acolher as mulheres em relação a possíveis casos de violência no transporte público intermunicipal”, reforçou.

De acordo com dados apresentados por Linda, somente no ano passado, Sergipe registrou quase 300 casos de importunação sexual. “Não há nenhum estudo ou pesquisa que comprovem que esse tipo de violência se resolve com o justiçamento. Ter a morte como método não adianta! Numa sociedade patriarcal, machista e misógina, da mesma maneira que pessoas morrem todos os dias, também nascem e se criam pessoas que irão reproduzir o machismo, se não começarmos a enfrentar esse triste ciclo de violência com seriedade”, finalizou a deputada lembrando que, quando vereadora de Aracaju, conseguiu aprovar a Lei Municipal 5.413/2021, que instituiu uma campanha de combate ao machismo e estímulo ao protagonismo feminino nas escolas. 

Foto: Assessoria Parlamentar

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo