Linda Brasil preside Sessão Especial sobre a Campanha Fevereiro Roxo e Laranja

Em alusão à Campanha Nacional Fevereiro Roxo e Laranja, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), realizou na manhã desta segunda-feira (26), uma Sessão Especial, a qual foi conduzida pela deputada estadual Linda Brasil (Psol). Na perspectiva de conscientizar a população para a busca por exames e consultas de rotina, a atividade na Casa Legislativa esteve integralmente em sintonia com o objetivo geral do movimento educacional. Em todo o país, a cor roxa representa a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer; já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia. Minutos antes do início da sessão, a deputada Linda Brasil protocolou um Projeto de Lei voltado para a atenção de pessoas com Lúpus.

Pelo Ministério da Saúde (MS), foi destacado que o Lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Segundo a administração federal, o Lúpus Sistêmico (Les) é a forma mais séria da doença e também a mais comum afetando aproximadamente 70% dos pacientes com Lúpus. Ele afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil. A parlamentar destacou que o PL foi produzido ao longo dos últimos meses com o apoio ofertado por populares.

“Temos a sorte e a maravilhosa oportunidade de receber pacientes, ou familiares de pessoas diagnosticadas com alguma destas doenças discutidas na Sessão Especial de hoje. Após muitas discussões, como marco do nosso compromisso com a qualidade de vida dos sergipanos, apresentamos hoje um Projeto de Lei que prevê acolhimento e melhor oferta de serviços públicos a serem prestados para as pessoas com Lúpus. A realidade é muito difícil, e nós, juntos e juntas, precisamos defender essa ampliação das políticas públicas na área da Saúde. Nosso papel como legislador é fiscalizar, cobrar e tentar melhorar o sistema, em especial, o público”, afirmou, Linda Brasil. Convidada para pronunciamento na tribuna de honra da Alese, a presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ), Maria Suzana Souza, parabenizou a 20ª Legislatura pela iniciativa.

“Poder utilizar este espaço de fala para tratar de uma campanha tão importante e necessária como essa, é gratificante não apenas para nós que administramos a ABRAZ, há 15 anos com atuação em Sergipe, mas em especial para todos os pacientes e familiares das pessoas que enfrentam o Alzheimer. Parabéns, deputada Linda Brasil por nos permitir falar; falar sobre as dificuldades, barreiras e desafios, sejam eles na esfera das políticas públicas, ou seja dentro de casa. Esta é uma doença que impacta bastante também as famílias que se deparam com o diagnóstico. Poder falar sobre cada uma destas doenças, é trabalhar para a reflexão geral e perspectiva de uma urgente mudança para melhor”, afirmou. Confira os detalhes sobre as doenças incluídas na Campanha Fevereiro Roxo e Laranja.

Fibromialgia

Já a Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. A doença pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção. O motivo pelo qual pessoas desenvolvem a doença ainda é desconhecido. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.

Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória. O Alzheimer é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

Leucemia

Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que em 2019 a leucemia teve mais de 10 mil novos casos. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.

Fotos: Jadilson Simões | Agência de Notícias Alese