Linda Brasil parabeniza o Conselho Estadual de Educação pelos 60 anos

Por Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese

A deputada Linda Brasil (Psol) ocupou a tribuna de honra da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), na manhã desta quarta-feira, 29, para felicitar o Conselho Estadual de Educação (CEE), pelos 60 anos de atuação na menor Unidade Federativa do país. Durante o respectivo discurso na sessão do Pequeno Expediente, a parlamentar parabenizou os profissionais que compõem a atual administração do conselho, bem como os educadores que ao longo das últimas seis décadas contribuíram diretamente para a qualificação e os avanços das atividades educacionais desenvolvidas em Sergipe, sobretudo nas instituições públicas. Na última segunda-feira, 27, Linda Brasil foi convidada para prestigiar a solenidade festiva, realizada na Biblioteca Pública Epifânio Dória, em Aracaju.

“Pra mim foi uma honra ter sido convidada para participar deste momento especial e histórico para a Educação do nosso estado, como também compor o dispositivo deste evento que comemora 60 anos do Conselho Estadual de Educação. Responsável por fortalecer a democracia estudantil e ampliar a educação transformadora e inclusiva como deve ser, o Conselho é responsável também pela formação de crianças, adolescentes e jovens não apenas para o mercado de trabalho, mas em especial como sujeito cidadão e cidadã. Neste momento de fala, na sessão desta casa do povo [Alese], precisava mais uma vez agradecer o convite e oficializar que seguimos à disposição para colaborar com o que for preciso”, destacou a deputada.

Durante a atividade também houve a entrega do Prêmio Hudson César Veiga Feitosa, destinado às instituições que têm contribuído significativamente para a educação sergipana. De acordo com Linda Brasil, esta homenagem é justa e precisa ser mantida como forma de reconhecer publicamente as instituições as quais buscam multiplicar os resultados positivos. Conforme presente na Resolução Normativa Nº 33, datada em 06 de outubro de 2022, este reconhecimento deve abranger, em especial, Instituições Educacionais Integrantes do Sistema de Ensino do Estado de Sergipe, que promovem práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, estimulando ações críticas e criativas nos estudantes. “Foi um momento de muita emoção pela lembrança do Professor Hudson Veiga, falecido em 2021. Sou uma entusiasta dessa premiação e torço para que ele permaneça por muitos anos reconhecendo estes espaços educacionais”, completou.

Proteção

No decorrer do pronunciamento a deputada destacou ainda a luta em defesa da Reserva Extrativista Mangabeiras, localizada no bairro Santa Maria, região Sul de Aracaju. Com uma área superior a 94 mil metros quadrados, a unidade de conservação da mangaba integra o projeto do complexo habitacional Irmã Dulce dos Pobres. “Pude participar também da primeira romaria das mangabeiras, quando houve uma homenagem à memória de Uilson de Sá, presidente da Associação de Catadoras e Catadores de Mangaba do Bairro Santa Maria, e referência com relação a ações sociais e religiosas [encontrado morto na própria residência em 28 de novembro de 2022]. Defendemos este ambiente que está fortemente ameaçado devido aos interesses de construtoras e da própria Prefeitura de Aracaju”, finalizou Linda Brasil.

Foto: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese