Linda Brasil lamenta importunação sexual em transporte público

Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese

Em pronunciamento no Pequeno Expediente, realizado nesta terça-feira (30), a deputada estadual Linda Brasil (PSOL), lamentou o crime de importunação sexual flagrado no dia de ontem em um ônibus que compõe o transporte coletivo na região metropolitana de Aracaju.

“Demonstro a minha solidariedade à jovem que foi vítima de importunação sexual no transporte público de Aracaju, tendo a coragem de filmar e pedir ajuda para denunciar tudo o que aconteceu naquele momento. Importunação sexual é um crime. Qualquer pessoa que pratica deve responder pela via judicial e não por justiceiros. Nós, enquanto sociedade, devemos repudiar qualquer ato criminoso assim como o ciclo de violência. Nada justifica a barbárie”, salientou.

Na oportunidade, a parlamentar fez uma reflexão sobre a importância da educação sexual. “Só avançamos, enquanto humanidade, pelo modo que enfrentamos nossos problemas. Me deixa muito mal perceber tantas pessoas comentando esta morte como um método ou escolha política, mas quem fala sobre a vida? Vamos então falar da vida de mulheres que são violentadas, diariamente, das mais diversas formas de violência e não recebem a mesma atenção ou notoriedade. Ser anti-assédio ou anti-importunação sexual é também ensinar sobre a importância da educação sexual de gênero/diversidade nas escolas e em várias instituições com o objetivo de estimular a denúncia e combater o machismo estrutural”, acrescentou.

Saúde

Antes de encerrar, Linda Brasil comentou a realização de uma conferência na área de saúde. “No período de 23 a 25 de maio aconteceu a 8ª Conferência Estadual da Saúde (Confesa) -, com a participação de delegados e delegadas, eleitos e eleitas, nas conferências locais e municipais de Saúde que votaram em propostas de todo o estado com foco no fomento do controle social nas políticas de saúde”, pontuou.

Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese