Linda Brasil homenageia assistentes sociais durante Sessão Especial

Por Aldaci de Souza/Agência de Notícias Alese

Por iniciativa da deputada Linda Brasil (PSOL), foi realizada na tarde desta terça-feira (3), no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, uma Sessão Especial com a finalidade de celebrar os 40 anos de Fundação do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/SE).  A parlamentar homenageou com placas e flores, seis profissionais que lutaram para fundar a entidade no estado. Também foi exibido um vídeo sobre a História de luta e resistência em prol do desmembramento do Conselho de Assistência Social da Bahia.

Linda Brasil com a 1ª presidente do CRESS/SE, Ana Virgínia

De acordo com Linda Brasil, a Assistência Social é muito importante na garantia da cidadania e dignidade da população. “Principalmente dos grupos mais vulnerabilizados e ser autora do requerimento desta Sessão Especial em comemoração dos 40 anos de fundação do Conselho Regional de Assistes Sociais em Sergipe, é muito importante para a garantia dos direitos e na luta coletiva a favor de que toda a população, independentemente da raça, da orientação sexual e identidade de gênero”, ressalta

Para a presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Maria Auxiliadora de Oliveira Horlacher, o CRESS Sergipe foi fundado em 1983.

“Nós éramos uma delegacia do CRESS da Bahia, que administrava todo território baiano e vinha aqui ao estado de Sergipe e os profissionais se sentiam prejudicados porque não tinha uma fiscalização eficiente; então um grupo pioneiro de seis guerreiras assistentes sociais foi à Brasília e conseguiu o desmembramento junto ao Conselho Federal. Hoje estamos aqui para comemorar e agradecer à deputada Linda Brasil porque é na Casa do Povo que a gente quer estar, pois é no trabalho diário de atendimento à população que o Serviço Social realiza a sua prática, destaca informando que atualmente são 4 mil 680 profissionais cadastrados no CRESS/Sergipe.

Maria Auxiliadora faz reivindicações no discurso

Maria Auxiliadora fez um discurso reivindicando benefícios para a categoria. “Essa categoria merece respeito. Nessas quatro décadas o Serviço Social continuou avançando e buscando identidade própria; temos hoje uma vasta e importante produção acadêmica; temos rumo, aprofundamento teórico; construímos o nosso projeto ético-político pensando a profissão no contexto histórico. O CRESS tem se negado a ser uma instituição meramente burocrática; não vamos deixar de lutar pela realização de concurso público em defesa não só da estabilidade profissional, mas também para dar à população um atendimento de qualidade; o Conselho continuará lutando pelo Piso Salarial e pela inserção dos assistentes sociais na educação básica, além da aplicabilidade da Lei das 30 horas”,  alerta.

A primeira presidente do CRESS/SE, Ana Virgínia Araújo, relembrou a luta para a criação de um conselho com autonomia técnica e financeira.

Assistente Social Noemia Silva

“Fomos à luta e conseguimos a meta de 500 assistentes sociais para formarmos o nosso conselho. Éramos no Brasil o 18º estado a se tornar região. Somos gratas por esse momento histórico e temos certeza que a coragem nos estimulou a buscarmos a nossa independência da Bahia. Em nome desse grupo que hoje está sendo homenageado expresso a felicidade de fazer parte de um conselho com quase 5 mil assistentes sociais. De parabéns a presidente Maria Auxiliadora, os conselheiros e todo o corpo técnico que têm nos orgulhado”, afirma.

De acordo com a professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Vera Núbia Santos, afirmou que hoje o Serviço Social Brasileiro tem um projeto profissional que busca dar uma direção à profissão. “Essa direção  é de possibilitar o acesso aos direitos que são negados numa sociedade altamente conservadora e mais do que nunca a nossa profissão se faz necessária, coletivamente trabalhando”, diz.

Homenagens

A assistente social Débora Galdino recebendo a homenagem

Foram homenageadas durante a Sessão Especial, as assistentes sociais, Ana Virgínia Araújo, Noemia Silva Santos, Renildes Gama Brito; Débora Galdino dos Santos; Marta Cristina Aguiar Tavares e Maria Cristina  Almeida Aboim. As seis foram responsáveis pela luta para que o Conselho Regional de Assistência Social fosse implantado em Sergipe. A atual presidente Maria Auxiliadora de Oliveira Horlacher recebeu uma placa de Honra ao Mérito, da diretoria do CRESS e a servidora mais antiga do Conselho (30 anos de serviço) Lilian da Silva, também foi homenageada e representada na Sessão Especial por Roberta Kely Cardoso.

A Mesa Diretora foi composta na Sessão Especial pela deputada Linda Brasil, Maria Auxiliadora de Oliveira Horlacher, Ana Virgínia Araújo, a professora Vera Núbia Santos, representando a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa do Serviço Social, a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Marta Susana Cabral Nunes, representando o reitor da UFS, Valter Joviniano Santana Filho e a professora Maria Cecília Tavares Leite, representando o Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe.

A presidente do CRESS entrega flores à deputada

No plenário e nas galerias assistentes sociais, familiares e amigos das profissionais homenageadas.

Fotos: Joel Luiz/Alese