Linda Brasil fala sobre reunião que discutirá a licitação do transporte público municipal

Ao se pronunciar na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a deputada Linda Brasil (PSOL), destacou a licitação do transporte público municipal na região metropolitana conhecida como Grande Aracaju.

“Amanhã às 9h no Ministério Público de Sergipe vai ser realizada uma reunião com o objetivo de discutir a licitação do transporte público municipal da Grande Aracaju e também a ampliação dos prazos e a participação dois usuários e usuárias nesse processo de licitação, já que até aqui a participação popular nos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, não têm sido contempladas”, afirma lembrando que os moradores da Grande Aracaju correspondem a 42% da população sergipana.

Linda Brasil observou que “o edital elaborado pelo consórcio tem algumas aberrações como por exemplo, a previsão de seis pessoas por metro quadrado em horário de pico, oficializando dessa forma a superlotação dos ônibus e também a cobrança de seis tarifas para a emissão de uma segunda via  do cartão eletrônico. Por meio do nosso Grupo de Trabalho Sócio-ambiental, encaminhou algumas sugestões no formulário que foi disponibilizado. A primeira é que os ônibus com maior capacidade sejam dotados de piso baixo trazendo mais facilidade no embarque, além da implantação de um sistema de cartão que permita o passe temporal com integração em qualquer parada na região metropolitana e ainda o aumento  do tempo de passar na catraca para evitar transtornos e estabelecimento de metas para aquisição de ônibus elétricos na frota”.

Subsídio

Em aparte, o deputado Paulo Júnior (PV) ressaltou que na última quarta-feira (17), o Governo do estado juntamente com o presidente do Consórcio Público, que é o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, entregou dez ônibus para o Sistema Integrado de  Transporte.

“Isso foi feito de uma política de isenção de impostos (do ICMS do combustível), para injetar 10 milhões de reais em forma de subsídio para o sistema integrado. Eu faço um alerta com bastante preocupação porque uma das condicionantes para as empresas acessarem o subsídio é a renovação e substituição da frota. Infelizmente tanto o subsídio que vem sendo concedido pela Prefeitura de Aracaju, quanto o que o Governo do Estado está injetando no transporte público para desafogar o custo da planilha do transporte coletivo, infelizmente somente uma empresa está cumprindo isso com a substituição e renovação da frota. As demais empresas não estão cumprindo o que determina o decreto que instituiu a política de isenção. Enquanto a licitação do transporte público não é concluída, a gente apela que o Consórcio Público fiscalize as empresas de acordo com o que determina o decreto, que é a renovação da frota bem como o cumprimento de todas as obrigações trabalhistas com os seus funcionários e colaboradores”, reitera lembrando que dificilmente a população terá um transporte de qualidade se não houver renovação da frota.

MST

Linda Brasil também falou sobre a participação na Sessão Solene realizada na quarta-feira (17) no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju, em comemoração aos 40 anos do Movimento Sem Terra (MST), de autoria do vereador Camilo Daniel (PT). “Foi uma homenagem muito importante para que os trabalhadores e trabalhadoras aqui em Sergipe e no Brasil, tenha o direito garantido na Constituição, que é acesso à terra. Foi um momento muito importante em reconhecimento ao maior movimento social da América Latina, fundamental na luta pela democratização da terra e pela soberania popular e alimentar em nosso país”, diz anunciando ter solicitado uma Sessão Especial na Alese para homenagear o MST.

Jornalismo

Ainda na tribuna, a parlamentar homenageou os responsáveis pelo site Mangue Jornalismo. “Amanhã. dia 19, o Mangue Jornalismo Independente em Sergipe, completa seu primeiro ano de existência e eu gostaria de parabenizar toda a equipe de trabalho na pessoa do grande jornalista Cristian Góes, uma referência enquanto profissional ético e um excelente pesquisador, trazendo nas matérias vários dados e uma pesquisa aprofundada de tudo o que divulga. O Mangue Jornalismo tem feito um excelente trabalho independente, comprometido com as questões sociais e o interesse coletivo da população,  pro vezes um jornalismo que enfrenta e contraria interesses escusos particulares. Nós sabemos o quanto isso é difícil, embora extremamente necessário para o fortalecimento da nossa democracia”, enfatiza.

Foto: Jadilson Simões/Alese