Linda Brasil entrega Títulos de Cidadania Sergipana a pessoas trans

A deputada Linda Brasil (PSOL) homenageou na tarde desta segunda-feira (13), durante Sessão Especial no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), quatro pessoas transexuais: as ativistas Dayanna Louise Leandro dos Santos, Geovana Simões Soares, Maria Luisa de Andrade Ribeiro e Thomas Cardoso Bastos Santos, com a entrega de Títulos de Cidadania Sergipana.

Segundo a parlamentar, as homenagens têm um significado muito importante.

Entrega do Título de Cidadã Sergipana a Dayanna Louise

“Além de serem quatro pessoas da militância, que vieram de outros estados, todos aqui do Nordeste, fazendo um trabalho magnífico em relação à conquistas e garantias dos direitos das pessoas trans, são quatro pessoas trans que vêm há anos contribuindo na luta contra os estigmas e estereótipos. Como a primeira mulher trans a ocupar uma das 24 cadeiras na Alese, pode entregar esses títulos às pessoas que contribuíram para que eu também pudesse estar aqui, é muito significativo e importante para mim”, observa Linda Brasil.

A deputada enfatizou estar muito feliz em conceder a honraria para essas personalidades LGBTQIA+, que contribuem de forma qualificada para o desenvolvimento do estado nas áreas da educação, das artes, mas principalmente das lutas por um estado mais justo e igualitário.

Familiares e amigas (os)

Um estado que acolha e que receba todas as pessoas, principalmente as pessoas LGBTQIAP+. Na semana em que se comemora o Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia, conceder a maior honraria do estado de Seergipe para essas/e ativistas e profissionais que têm importantes contribuições, em diferentes áreas, para desenvolvimento do nosso estado é motivo de muita esperança”, reitera.

De acordo com a pernambucana Dayanna Louise, o recebimento da homenagem é muito simbólico porque não diz respeito a uma pessoa só.

Geovana Soares recebendo a homenagem

“É atravessado por uma luta coletiva. Se hoje nós temos quatro pessoas trans recebendo esse Título de Cidadania Sergipana, é através de uma luta histórica em que a coletividade conseguiu disputar esse projeto dentro dessa Casa, que ainda tem muito a aprender com as nossas experiências e saberes”, enfatiza acrescentando que a Sessão Especial desta segunda-feira, enegrece, travestiliza e populariza o espaço, pintando as galerias da Alese com as mais variadas cores, crenças e afetos.

Para a alagoana de Arapiraca, Geovana Simões, receber a homenagem representa uma concretização. “Eu já me sentia sergipana de coração e agora vou oficializar. Agradeço imensamente à Linda Brasil e à ‘mandata’ por essa honra tão grandiosa de ser oficialmente uma cidadã sergipana.

Malu Soares comemora a nova conquista

A homenegada Maria Luisa conhecida como Malu Andrade,  nasceu na cidade de Salvador (BA). Ela destacou a importância do Título de Cidadão Sergipana.

“Diante da construção toda que eu tenho; das narrativas de luta aqui dentro do estado par onde eu vim estudar, me senti acolhida, me senti abraçada e passei a entender quais as frentes de luta que eu ia estar dividindo com outras pessoas relevantes dentro desse processo tanto em Aracaju como em Laranjeiras e São Cristóvão, só tenho a agradecer não só por fazer parte da trajetória de vida da deputada Linda Brasil, mas de entender esse processo de luta ao lado dela nesses anos todos em várias trincheiras de narrativas. A alegria está transbordando”, comemora.

Nascido na cidade baiana de Alagoinhas, Thomas Cardoso disse estar se sentindo muito feliz com a homenagem aprovada na Assembleia Legislativa por intermédio da deputada Linda Brasil.

Linda Brasil, Thomas Cardoso e a mãe

“É um reconhecimento e eu me sinto muito honrado, pois são dez anos que estou morando em Sergipe e nesse tempo sempre estive junto de Linda nos movimentos sociais. Primeiro no Coletivo de Mulheres de Aracaju, depois das marchas, depois nos movimentos LGBT; então é uma honra muito grande estar recebendo esse Título de Cidadão Sergipano nesta tarde “, reitera.

Fotos: Jadilson Simões/Alese