A deputada Linda Brasil (Psol) destacou na Sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nesta quinta-feira (27), a “Operação Teatro”, realizada pela Polícia Federal nos municípios de Aracaju e no interior do estado, com o objetivo de apurar denúncias de fraudes em licitações visando o combate à Covid-19.
“Essa operação deflagrada pela Polícia Federal investiga supostas fraudes em duas licitações públicas realizadas em cidades sergipanas cujas contratações somadas chegam a quase 1 milhão de reais. Essa operação ocorre aqui na nossa capital, em Nossa Aparecida e em Nossa Senhora do Socorro. O que é muito grave é saber que enquanto quase seis mil pessoas, sergipanas e sergipanos, estavam morrendo; empresários e gestores públicos estavam desviando esse dinheiro que poderia salvar vidas. Parabenizo a todos que estão nessa investigação da Polícia Federal”, afirma.
Linda Brasil informou que nesta quinta-feira, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em empresas, repartições públicas e residências ligadas às pessoas investigadas pela PF. “Espero que tudo isso seja resolvido porque enquanto as pessoas estão morrendo e passando fome, os investigados fraudam os processos licitatórios visando satisfazer os seus interesses. Essa investigação foi originada na Controladoria Geral da União (CGU) mostrando a importância dos órgãos de controle e fiscalização que apontam indícios de superfaturamento dos valores contratados; e de que os valores dos certames teriam sido fraudados por meio de montagem de processos e do emprego de orçamento direcionado para a vitória de empresas específicas. Infelizmente são práticas corriqueiras”, lamenta.
A parlamentar alertou que “mesmo existindo a Lei das Licitações Públicas, existem mobilizações utilizando de manobras visando beneficiar pessoas ligadas aos seus agrupamentos políticos. Isso é inadmissível. O Brasil é um dos países mais ricos do mundo e se houvesse uma maior fiscalização e não houvesse tanta corrupção, não existiram tantas pessoas precisando e passando fome; faltando água nas torneiras. Muitas vezes tantas injustiças sociais acontecem por causa de processos fraudulentos nas licitações e o desvio do dinheiro público para interesses pessoais. Espero que essa investigação se aprofunde e todos os criminosos que usam dinheiro público para se beneficiar sejam punidos”.
Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese