Linda Brasil diz que indefinições sobre o Forró Caju, informadas pelo prefeito, atestam falta de capacidade na gestão da cultura

Por Assessoria Parlamentar

Falta de planejamento e de visão estratégica. Essa é a avaliação da deputada estadual Linda Brasil (Psol) sobre as indefinições do Forró Caju 2023, assumidas pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, durante evento de ‘lançamento do evento’. A parlamentar criticou que, com menos de um mês para a chegada de junho, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) ainda não tenha a programação completa do maior evento junino da capital sergipana.

“É surreal a desvalorização de artistas locais por parte da Prefeitura de Aracaju e a incapacidade de gerir a cultura da capital sergipana. Mais uma vez, a gestão municipal prioriza o anúncio de artistas nacionais no Forró Caju 2023 e deixa o “restante” para a semana que vem. É muito grave que, com os festejos juninos batendo à porta, a Prefeitura convoque toda a imprensa, representantes de bares, restaurantes, hotelaria, artistas, e não apresente sequer uma programação organizada, trazendo apenas algumas atrações e um esboço da estrutura”, criticou.

De acordo com a parlamentar, a gestão é carente de visão estratégica em turismo, em cultura e em planejamento. “Isso mostra a falta de visão estratégica em cultura, planejamento e turismo da atual gestão. Assim como nos anos anteriores, a Prefeitura de Aracaju não divulga qualquer política pública de apoio para artistas locais e deixa para divulgar um evento tão importante em cima da hora. Os grandes eventos juninos já divulgaram suas programações. Essa divulgação antecipada é essencial para que a população e turistas possam se organizar não só para circular pela cidade, mas prestigiar artistas que vivem e produzem aqui. Cadê a valorização aos setores locais?”, questionou.

Linda Brasil aproveitou para cobrar que o Governo do Estado divulgue a programação do ‘Arraiá do Povo’. “Essa antecipação é importante também para que os setores que são atingidos diretamente se planejem.  A mesma coisa é o Arraiá do Povo. O Governo de Sergipe até agora não sinalizou quando fará a divulgação da programação. Que absurdo!”, cobrou.