Linda Brasil destaca que pacientes com diabetes estão pedindo doações

Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese

Na manhã desta quarta-feira (13), a deputada estadual Linda Brasil (PSOL), informou que pacientes com diabetes, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), estão pedindo doações para manter o tratamento. A medicação é fornecida pelo Centro de Atenção a Saúde de Sergipe (CASE), e o órgão informou que o Estado está enfrentando desabastecimento do medicamento.

“Alguns pacientes com diabetes de Sergipe estão pedindo doações para manter o tratamento, pois estão sem receber insulina desde o dia primeiro de setembro. A medicação é fornecida pelo Centro de Atenção a Saúde de Sergipe (CASE), que pertence a secretaria de Estado da Saúde. O medicamento de ação rápida é usada em pacientes com diabetes para produzir o hormônio. O órgão informou que o Estado está enfrentando desabastecimento do medicamento, e que a situação foge ao controle da gestão”, ressaltou a parlamentar.

Linda Brasil garantiu ainda que vai ficar atenta, além de buscar sensibilizar a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para melhor planejar a aquisição dos insumos. “A secretaria de Saúde de Sergipe informou que o fornecedor deste medicamento também enfrentava a falta de insumos no mercado nacional, mais que o estoque no Case foi normalizado nesta segunda-feira (11). Vamos ficar de olho nesta situação e sensibilizar os órgãos para o melhor planejamento da aquisição destes insumos para não faltar, e poder salvar vidas. Vale ressaltou que durante os quatro anos do governo federal anterior, foram queimados 9.997 tubos de insulina de ação rápida”, disse a deputada.

Segurança Pública

Durante o Grande Expediente, a parlamentar falou sobre a necessidade de discutir as atividades da Segurança Pública com o objetivo de acabar com o ciclo de violência existente na sociedade.

“Gostaria de falar sobre um assunto que ontem foi trazido aqui, e que penso ser uma discussão muito importante para o parlamento e nossa sociedade. Falei brevemente sobre uma visão de segurança pública que tenha como objetivo acabar sobre o ciclo de violência existente em nossa sociedade. Infelizmente a atual forma de encarar e entender a segurança pública dentro da lógica de repressão, de compra de equipamentos e armas, tem refletido no aumento de mortes de inocentes e também de policiais, civis e militares”, afirmou Linda Brasil.

Para as próximas sessões a deputada completou anunciando que vai: “trazer temas que me fez entrar na política. Discussões sérias que a gente não possa usar do sensacionalismo para querer combater mobilizações tão importantes para mudanças e melhorias da nossa sociedade, como discutimos.”

Foto: Jadilson Simões – Agência de Notícias Alese