Linda Brasil destaca denúncia sobre vínculos dos profissionais de Enfermagem

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

A deputada Linda Brasil (PSOL), falou na Sessão Plenária desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE) sobre denúncias recebidas por profissionais da área de Enfermagem.

“A nossa ‘mandata’ recebeu assim como a imprensa, denúncia de que alguns profissionais de Enfermagem estão sendo usados como laranja com mais de um vínculo empregatício para o pagamento do Piso Salarial da categoria e isso está impedindo que eles recebam o Piso de Enfermagem. Os relatos foram expostos pela imprensa, dando conta que alguns servidores teriam até sete vínculos e na verdade nunca chegaram a exercer funções. Essa é uma denúncia muito grave”, enfatiza acrescentando que a reclamação é de que os registros profissionais estão sendo usados em outras administrações públicas; em vários locais, fazendo com que muitos tenham cadastro no Sistema INVESTSUS em vários vínculos trabalhistas.

Linda Brasil informou já ter dialogado com representantes do sindicato da categoria. “No Sindicato das Enfermeiras e dos Enfermeiros, a informação é de que já foram solicitadas informações do sistema que cadastra todos os servidores da saúde do estado de Sergipe, para saber o que está acontecendo e também já acionando o Ministério Público. Nossa mandata também vai pedir investigações por parte da Secretaria da Saúde”, diz.

Plenária

A parlamentar destacou também a realização de mais uma reunião do seu mandato. “Ontem (11), aconteceu uma plenária quando discutimos sobre o fortalecimento da cultura e da juventude. Percebemos a importância de investir cada vez mais não só nos equipamentos, mas na estrutura com reforma de museus, assim como o fortalecimento dos artistas; dos fazedores de cultura. dos grupos culturais do estado de Sergipe. Essas demandas a gente vai transformar em proposituras, emendas, indicações ao governo para que a gente possa cada vez mais dar oportunidade principalmente à juventude negra da periferia, vítima desse modelo de segurança pública, que acaba sendo empurrada para a prostituição, por não haver oportunidades e investimentos na cultura”, entende.

Sintese

Sobre a vigília realizada pelos professores da rede estadual de ensino sobre carreira do Magistério, a deputada ressaltou: “Eles estão aguardando as discussões com o governador e o secretário de Educação, sobre a retomada da carreira para a valorização desses profissionais e o pagamento do Piso Salarial  na carreira, valorizando o tempo de serviço e os investimentos feitos”, afirma.

Ipesaúde

Sobre uma portaria do Ministério Público, solicitando a legalidade da lei sobre à restruturação do Ipesaúde, Linda Brasil disse que a finalidade é fazer uma análise. “A Lei nº 9.226 precariza o Ipesaúde em várias situações; tanto em questão da diminuição de gratificações, remuneração de servidores e servidoras, além da situação dos dependentes. Houve uma denúncia dos movimentos sociais, da Central Única dos Trabalhadores (CUT)  e de vários sindicatos quanto a esse projeto e o Ministério Público com essa portaria vai fazer uma fiscalização, um levantamento do porquê desse projeto e as consequências negativas não só para os servidores, mas para a saúde do estado”. enfatiza ressaltando a importância de os movimentos sociais fazerem denúncia no MPE.

A deputada falou ainda sobre a aprovação durante Congresso Municipal do PSOL por unanimidade, para que o filiado ao partido,Márcio Souza, seja o pré-candidato à Prefeitura de Estância, nas próximas eleições.

Foto: Jadilson Simões/Alese