Nesta terça-feira, 25, durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a deputada Linda Brasil (Psol) denunciou a falta de assistência aos pacientes com doenças neuroimunológicas no estado de Sergipe. A parlamentar destacou o ato público realizado pelos membros do Centro de Apoio às Pessoas com Doenças Neuroimunes (CADNI/SE), em frente ao Hospital Universitário (HU).
Entre as principais queixas dos pacientes estão a dificuldade de acesso aos medicamentos essenciais ao controle da doença, a dificuldade de obtenção do diagnóstico, as longas filas de espera para consultas com neurologistas especializados, o aumento no número de hospitalizações e a redução da qualidade de vida. Há cobrança, também, pelo fortalecimento de políticas públicas que proporcionem as condições necessárias à continuidade e eficácia desses tratamentos.
A denúncia foi encaminhada ao Ministério Público do Estado (MPE) para instauração de um procedimento administrativo que possa apurar a omissão do Estado e do Município, diante da ausência de atendimento. Também foi solicitado que haja diálogo entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju e o Hospital Universitário (HU), com o objetivo de mobilizar esforços em torno da resolução desses problemas.
Linda Brasil demonstra preocupação com os impactos gerados pelo atraso na adoção de providências. “Recebemos denúncias de que, há quatro meses, os pacientes estão sem atendimento no HU e, há oito meses, não são disponibilizadas vagas para novos pacientes. Isso é grave. Essas pessoas não podem ficar com seu tratamento interrompido. É urgente que o Estado e o Município adotem medidas para assegurar essa assistência indispensável. É preciso fortalecer políticas públicas e construir as condições necessárias à dignidade da população”, cobrou a deputada.
Rua do Turista
A necessidade de manutenção e o mau aproveitamento da Rua do Turista, importante equipamento cultural localizado no Centro de Aracaju, também preocupam a deputada estadual Linda Brasil. Além dos problemas estruturais já denunciados pela parlamentar na última semana, nesta terça-feira (25), Linda revela a falta de incentivo à cultura e o subaproveitamento do potencial turístico do local.
Após revelar o anseio da população por maior atenção ao espaço, a deputada apela para que os gestores se sensibilizem e promovam ações continuadas nesses locais que servem ao propósito da cultura, do comércio e do turismo. “A verdade é que não há política de incentivo à cultura em nossa cidade que vá além dos eventos do aniversário da cidade e dos festejos juninos”, avaliou.
Em seu pronunciamento, a deputada destaca, ainda, que no período da noite e nos finais de semana não haveria nenhum atrativo no espaço, se não fosse o Cine Vitória. “A Rua do Turista poderia ser um potente espaço cultural, se o Governo e a Prefeitura de Aracaju quisessem. Mas o que ocorre é que tem se tornado um local insalubre para os comerciantes e visitantes”, alertou.
Foto: Ascom