Inaugurado em 10 de maio de 1984, o Centro de Criatividade já foi referência em atividades culturais e educativas, com oficinas, cursos e apresentações artísticas. No entanto, segundo a deputada, o local enfrenta hoje uma série de problemas estruturais que comprometem sua finalidade.
“Esse é um espaço importantíssimo que, inclusive, está localizado em um território histórico de quilombo urbano, que é a Maloca e, no entanto, não há qualquer referência a essa identidade cultural da comunidade”, indicou Linda Brasil.
Entre as problemáticas detectadas estão o número insuficiente de profissionais para atender à demanda do local, a necessidade de manutenção na estrutura física da unidade, falta de iluminação e de equipamentos de som, além de datashow.
Ainda de acordo com a parlamentar, apenas três professores permanecem em atividade no local, e as salas destinadas às atividades culturais, como fotografia, áudio, artes visuais e biblioteca, foram transformadas em depósitos.
Linda lamentou a situação e cobrou ações efetivas para a recuperação e a valorização do espaço. “Esse é um espaço importante, que precisa de ações efetivas que promovam toda a sua potencialidade enquanto equipamento de cultura”, salientou.
