Por Assessoria Parlamentar
Demissão de quase mil trabalhadoras e trabalhadores da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Esse é o diagnóstico do estudo encomendado pelo Governo de Sergipe, ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Preocupada com esse alarmante estudo, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) subiu, nesta terça-feira, 10, à tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para repudiar o que considera “maldade de Mitidieri para enxugar a empresa antes de entregá-la de mãos beijadas à iniciativa privada”.
Para Linda, se o governador Fábio Mitidieri (PSD) seguir essa recomendação, junto com o fim da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), que também vai promover demissões em massa, ele entrará pra história como o inimigo número um da classe trabalhadora sergipana. “É muita perversidade em menos de um ano. Fábio tem feito uma verdadeira perseguição às/aos trabalhadoras/res públicos. Esse estudo sobre a Deso é um absurdo! Estamos falando de uma possível demissão em massa de sergipanas e sergipanos. Fábio está entregando a Deso à iniciativa privada, não importa o custo disso. Nesse caso, já estamos vendo que a conta é muito cara. Está custando empregos de trabalhadoras e trabalhadores”, disse Linda.
A deputada cobrou mais transparência sobre esses estudos, maior diálogo com a classe trabalhadora da instituição e espera que o governador não siga a recomendação do BNDES. “É muito importante que esses estudos sejam apresentados à sociedade sergipana. Tudo é feito às escuras. É necessário que se tenha transparência. Precisamos saber os apontamentos, bem como as intenções do Governo sobre o futuro da Deso. E faço questão de reproduzir a pergunta feita pelo sindicato: Fábio, você mentiu ou não para as/os trabalhadoras/res da Deso?”, questionou Linda Brasil.