Linda Brasil defende que Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras tenha debate amplo na Alese

Um grande avanço. É assim que a deputada estadual e líder da oposição da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Linda Brasil (Psol), avalia a primeira reunião realizada, nesta quarta-feira, 28, entre representantes do poder legislativo estadual e o diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Raimundo Teles, para tratar sobre a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, cujo objetivo é lutar pelos interesses no setor de petróleo, gás e energia renovável. Na reunião, que também contou com o presidente da Alese, Jeferson Andrade (PSD), e o líder da situação Cristiano Cavalcante (União Brasil), Linda solicitou à presidência a promoção de uma Audiência Pública para tratar sobre o tema e também para lançar a Frente.

No encontro, a parlamentar reforçou que a Frente será um instrumento importante para defesa da Petrobras, mas reforça que não deve focar apenas na defesa do plano estratégico voltado ao lucro, mas também dos direitos da classe trabalhadora e nos impactos socioambientais provocados pela Petrobras.

Desde abril de 2020, a empresa paralisou a produção nas plataformas de exploração de petróleo e gás natural em águas rasas no estado e também desativou a sua sede em Aracaju e fechou o Tecarmo, unidade instalada em Aracaju por cerca de 40 anos na capital sergipana, que recebia todo o petróleo e gás extraído das plataformas, e era responsável pela distribuição de gás de cozinha para municípios de Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

“Sobre a Volta da Petrobras para Sergipe, é importante destacar a defesa de uma empresa 100% estatal e pública. Nossa mandata estará na luta contra qualquer tentativa de privatização da Petrobras. Defendemos uma Petrobras estatal, com as trabalhadoras e trabalhadores da empresa participando da sua gestão, para que a Petrobras seja referência mundial em modelos de transição energética justa. Que elabore tecnologias que permitam o abandono gradativo dos combustíveis fósseis, por outras matrizes energéticas que priorizem o atendimento das necessidades dos povo brasileiro e não as necessidades do mercado”, defendeu a parlamentar.

A paralisação das atividades de unidades da Petrobras não ocorreu apenas em Sergipe, mas em outros estados brasileiros. Tendo em vista as novas sinalizações de melhoria da economia e entendendo o potencial da estatal de economia mista, a FUP tem levado a vários Estados a ideia da criação de uma Frente Parlamentar objetivando uma retomada das atividades e o fortalecimento da empresa.

“É muito importante que a Audiência Pública seja realizada para que possamos ouvir a ciência, os movimentos sociais, os movimentos ambientalistas, as campanhas como a Campanha “Nem Um Poço a Mais”, a Campanha “Mar de Luta” e a Campanha “No Tempo da Maré”, que tem promovido um diálogo pela construção de uma pauta que une a luta das comunidades tradicionais contra a exploração desenfreada do petróleo e gás natural e por uma transição energética justa. Por isso, avalio um debate pertinente e que deve ser feito de maneira responsável, focada numa empresa 100% estatal, que respeite as trabalhadoras e trabalhadores e que tenha responsabilidade socioambiental”, frisou.